Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Vídeos

Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Os títulos que regularizam as propriedades de  259 famílias de Brusque começaram a ser entregues nesta sexta-feira (26). Elas, além de 92 de Guabiruba, foram beneficiadas pelo programa Lar Legal.

Durante a solenidade, na Câmara de Vereadores, 13 famílias de Brusque e duas de Guabiruba receberam seus títulos, representando os demais beneficiados.  Em Guabiruba, a entrega dos títulos para todos os beneficiados ocorre na segunda (29), às 19h, na Igreja Adventista do bairro Lageado Baixo.

A iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina  é destinada para famílias carentes que buscam regularização de imóveis em loteamentos clandestinos ou comunidades empobrecidas, sem condições financeiras, nem acesso à regularização por meio da Justiça comum. 

O desembargador e coordenador do programa, Selso de Oliveira, o trabalho de múltiplas pessoas para possibilitar a regularização. “Somos muito gratos a todos os que participam de alguma forma para que as coisas tenham acontecido. Para nós significa uma aproximação com a comunidade e, mais do que isso, mais importante, é sentir que estamos podendo fazer algo em benefício daqueles que precisam. Sabemos da importância dele para as famílias.”

Na mesma linha foi a juíza Iolanda Volkmann. Ela é titular da Vara da Fazenda e Registros Públicos e nomeada cooperadora do programa Lar Legal na região. "Eu fico comovida, é um trabalho de muitas pessoas, uma equipe muito grande e a gente sente no olhar das pessoas  o quanto é importante.”

Para ela, o número de pessoas envolvidas para a liberação  se dá pela complexidade. A última entrega havia sido em 2014. “Apesar de ser um processo simplificado, ele ainda envolve um universo de atores” 

 

Novas oportunidades
O prefeito Ari Vequi, reconheceu que a regularização fundiária é uma demanda da cidade e destacou o empenho dos representantes do Judiciário em buscar uma resolução para o tema. Ele também afirmou que a regularização permite uma melhoria nas condições de habitação dos beneficiados.
“Representa muito. Representa ter um documento na mão dizendo que aquele imóvel que ela reside é seu e isso faz com que melhora toda a  infraestrutura, que também possa investir no imóvel, vender ou penhorar que possa fazer qualquer outra tratativa”

Gilmar Freitas, morador do bairro São Pedro há 16 anos, comemorou a possibilidade de ter a documentação do imóvel. “Muito feliz, porque agora a gente sabe que aquilo lá é nosso”.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Beira Rio tem trechos interditados por conta das chuvas

Trechos da Beira Rio começaram a ser fechados para o trânsito de veículos, devido ao rio Itajaí-Mirim ter começado a sair da calha. Às 14 horas, o nível do rio estava em 4,78 metros. A Beira Rio no sentido Centro/ Jardim Maluche, na rotatória da Apae e no sentido Jardim Maluche/Centro no Sotck Supermercado. No bairro Limoeiro, na rotatória nos fundos do Sesi até o loteamento Emma 2, a via também está...
Continuar lendo...

Projeto de lei proíbe fumar em parques e tem multa de R$ 840

O consumo de cigarros, derivados do tabaco, maconha e crack pode ser proibido em alguns espaços de Santa Catarina. Como os parques, por exemplo. É o que prevê um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa (Alesc) e que teve parecer favorável da Comissão de Turismo e Meio Ambiente nesta quarta-feira (4). Autor da proposta, o deputado estadual Jair Mioto (União Brasil) alega que a intenção é proporcionar...
Continuar lendo...

Dupla rende, ameaça com arma e rouba cabelo de jovem

Uma adolescente de 15 anos foi vítima de assalto na tarde da última terça-feira (19), quando voltava para casa. O "objeto" roubado foi seu cabelo. O fato ocorreu no bairro Cidade Nova, em Itajaí. Segundo Boletim de Ocorrência registrado pela mãe da menina, junto com ela, a mesma relatou que voltava para casa quando foi abordada por uma mulher com uma tesoura em mãos, tentando cortar seu cabelo. A jovem contou que, logo em seguida, um...
Continuar lendo...