Santa Catarina tem o maior índice de injúria racial do Brasil

O estado teve 2.865 registros de violência por injúria racial, neste ano, uma média de 7,8 denúncias diárias. O “recorde” foi apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021. 

O que chama atenção, é que só no ano de 2021, mais de dois mil casos foram registrados, mas, no período de três anos (2018 – 2021), apenas 133 chegaram ao Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

De acordo com o juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior, que atua no Vale do Itajaí, e é coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Diversidades, criado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), em alguns casos, o Estado é tão ausente na vida das pessoas que mesmo na condição de vítimas, elas não procuram o sistema de justiça, por não saberem de seus direitos.

“A população negra sente-se oprimida quando é minoria, imagina em um local onde para cada dois negros existem oito brancos? Onde há região que se autodenomina ‘Vale Europeu’? Sem sombra de dúvidas a sensação de impunidade causa opressão e acaba desencorajando vítimas do racismo estrutural a buscar apoio, acolhimento, enfim, que seus direitos sejam reconhecidos”, pontuou.

Vale ressaltar que em Santa Catarina, apenas 19,8% da população se considera preta ou parda, dados do IBGE, em 2019. Para o magistrado, uma forma de combater esse racismo e essa desigualdade de direitos é democratizar o sistema de justiça.

“O que eu acredito é que se torna necessário democratizar as instituições do sistema de justiça, com a finalidade do acolhimento dessas vítimas. E a democratização somente se dará nessas instituições com a distribuição de cargos e postos de comando aos negros, às mulheres e à população LGBTQIA+, por exemplo”, explicou.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Rua em Guabiruba passa a ter sentido único por conta da Pelznickelplatz

Nesta sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), a rua Nicolau Schaefer (rua da Pelznickelplatz) terá sentido único em direção a Brusque. A mudança é por conta da atração Pelznickelplatz que vai funcionar nos dias 10, 11, 17 e 18/12, das 19h às 23h. E nos dias 12 e 19/12, das 17h às 21h. O sentido único da rua será nas sextas (10 e 17/12) e nos sábados (11 e 18/12) das 18h30 às...
Continuar lendo...

Servidores do Zoobotânico de Brusque realizam visita técnica ao criadouro Onça Pintada

Uma equipe do Zoobotânico de Brusque esteve no meio de semana realizando uma visita técnica na Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, na cidade de Campina Grande, Paraná. O local conta com mais de 2 mil animais e 200 recintos. Uma das intenções do encontro foi a possibilidade da vinda de novos animais para o Zoo de  Brusque, principalmente as jacutingas. O diretor-geral do Zoobotânico de Brusque, Carlos...
Continuar lendo...

Provas do Exame Nacional de Residência foram aplicadas neste domingo

As provas do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram aplicadas neste domingo (12). Há mais de 42 mil inscritos para 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional, em 81 instituições. Na comparação com 2020, o número de vagas cresceu cerca de 800% e o de instituições participantes aumentou...
Continuar lendo...