Eventos são liberados e máscara se torna opcional em SC

Foi autorizada em Santa Catarina a realização de todos os tipos de eventos, inclusive esportivos. O decreto assinado pelo governador Carlos Moisés, na quarta-feira (24), também flexibiliza o uso das máscaras, agora, o item é opcional nos ambientes abertos.

O decreto autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos. A Liberação foi por conta da redução do contágio, diminuição do risco potencial e do avanço da vacinação, no estado.            

Regramento para eventos

Nos casos em que a presença de público supera o número de 500 pessoas, o protocolo prevê comprovante de vacinação completa (duas doses ou dose única) da vacina contra a Covid-19 (18 anos ou mais) ou parcial (12 a 17 anos) ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR ou teste de antígeno com resultado negativo, além de máscaras. Também há necessidade de distanciamento de um metro ou isolamento mínimo de uma poltrona entre as pessoas que não coabitam na mesma residência, respeitando o percentual de ocupação máxima simultânea prevista no calendário de retomada de eventos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o uso de máscara de proteção individual segue obrigatória em espaços públicos e privados fechados, incluindo no transporte público coletivo, e em espaços abertos onde não seja possível manter o distanciamento, com exceção dos espaços domiciliares.

Nova portaria para os estádios

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) revogou a limitação de 50% de ocupação do público nos estádios de futebol. Com isso os estádios catarinenses podem receber a capacidade máxima de público sentado, de acordo com os limites estabelecidos no Anexo da  Portaria.

Outro ponto importante para a presença do público nas partidas de futebol profissional é que será necessário seguir as mesmas regras do protocolo evento seguro, que são a apresentação de comprovante de vacinação completa ou parcial, conforme a idade, ou testagem por RT PCR ou antígeno com resultado negativo antes do jogo. E também o uso de máscaras permanece como obrigatório dentro dos estádios.

As sedes das torcidas organizadas poderão funcionar integralmente respeitando normas sanitárias vigentes, inclusive em dias de jogos. Os Planos de Contingência deverão ser aprovados previamente pelos municípios sede onde ocorrerão os jogos. Os municípios ainda podem estabelecer regramentos próprios mais restritivos, de forma complementar, de acordo com a situação local.

Ocupações máximas dos estádios catarinenses

Arena Condá - Chapecó - 20.000

Orlando Scarpelli - Florianópolis - 19.584

Heriberto Hulse - Criciúma - 19.300

Dr. Aderbal Ramos da Silva - Florianópolis - 17.800

Arena Joinville - 17.515

Vidal Ramos Júnior - Lages - 7.522

Aníbal Torres Costa - Tubarão - 6.800

Dr. Hercílio Luz - Itajaí - 5.740

João Marcatto - Jaraguá do Sul - 5.500

Augusto Bauer - Brusque - 5.000

Domingos Machado de Lima - Concórdia - 5.000

Carlos Alberto Costa Neves - Caçador - 4.400

Roberto Santos Garcia - Camboriú - 3.300

Dr. Mário Balsini - Criciúma - 3.005

Ervin Blaese - Indaial - 2.500

Hermann Aichinger - Ibirama - 2.000

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Obras deixam trânsito em meia pista no Centro de Brusque

A obra de macrodrenagem da rua Felipe Schmidt vem avançando, e para a continuidade dos trabalhos a rua vai ficar em meia pista, no cruzamento com a rua João Bauer, esta etapa da obra vai deixar a via em meia pista, isso nesta segunda-feira (21) e na terça-feira (22). Os motoristas que trafegam pela localidade devem ficar atentos ao trânsito e à sinalização no local. A secretária Municipal de Infraestrutura Estratégica, Andrea...
Continuar lendo...

PRF recupera veículos roubados e 40 toneladas de soja na BR 101

Na noite desta segunda-feira (28), policiais rodoviários federais recuperaram na BR 101, em Barra Velha, uma combinação de veículos de carga (dois semirreboques) e cerca de 40 toneladas de soja roubados há pouco mais de dez dias. Durante abordagem a uma carreta, os agentes desconfiaram do nervosismo e da falta de clareza nas explicações do condutor. Ele informou que receberia de um amigo valor em dinheiro para levar o veículo de...
Continuar lendo...

Receita Federal alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco. O órgão lembra que é preciso...
Continuar lendo...