Melhores documentários sobre os pontos turísticos de Brusque são premiados na UNIFEBE

Em clima de premiação, os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE experimentaram uma noite diferente. O nervosismo tomava conta dos estudantes que aguardavam ansiosos pelo “Oscar” dos cursos: o tradicional Galo de Gala.

O evento de premiação dos melhores documentários feitos pelos próprios acadêmicos para divulgar os pontos turísticos de Brusque, foi realizado na última sexta-feira (19), no Teatro do Centro Empresarial de Brusque –CESCB, e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, professores, estudantes e familiares.

“O Galo de Gala foi um evento para consagrarmos as produções dos nossos acadêmicos, que se desafiaram a estudar mais sobre Brusque e sua história. Cada aluno, com sua habilidade, deixou uma marca nesses vídeos, que a partir de agora servirão para apresentar os atrativos que Brusque oferece”, salienta o coordenador de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Thiago dos Santos.

O desafio

Antes de concorrer ao Galo de Gala, os acadêmicos dos dois cursos se uniram em grupos para cumprir uma missão: apresentar em um vídeo, de cinco a dez minutos, um ponto turístico de Brusque. O desafio proposto na Curricularização da Extensão desse semestre foi repassado pelo Conselho Municipal de Turismo do município, que escolheu como pontos turísticos a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen, Centro Cívico, Fundação Ecológica e Zoobotânico de Brusque, Parque Leopoldo Moritz, Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim/Casa de Brusque, Complexo de Azambuja, Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor, Parque das Esculturas e Complexo Histórico Indústrias Renaux.

Os documentários produzidos foram então avaliados por uma banca especializada em material audiovisual e os melhores vídeos foram premiados em onze categorias: Melhor Direção, Fotografia, Videografismo, Direção de Arte, Som, Edição, Operação de Câmera, Trilha Sonora, Produção, Roteiro e Melhor Documentário.

A equipe do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Guilherme Felipe Bernardi, levou o Galito de Ouro, ao vencer na categoria Melhor Documentário, com a história e apresentação da Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor. “A premiação do Galo de Gala é resultado de um trabalho em equipe, de duas semanas de muita pesquisa e esforço.  Durante a produção do vídeo, conhecemos melhor os colegas das outras fases e aplicamos na prática o conhecimento adquirido ao longo do curso. Participar desse projeto contribuiu para o nosso crescimento profissional, mas principalmente, possibilitou que contribuíssemos com a história e o turismo da nossa cidade”, enaltece Guilherme.

Da primeira fileira, a reitora da UNIFEBE e presidente do Conselho Municipal de Turismo, professora Rosemari Glatz, acompanhou a apresentação dos materiais e a premiação dos estudantes. “Cada grupo conseguiu mostrar nossa Brusque de um jeito diferente, de uma forma atrativa, afetiva e cultural. Esses materiais feitos com tanta dedicação e apreço, com certeza farão com que as pessoas se sintam convidadas a conhecer nossa cidade tão rica de história e de atrativos turísticos. Parabéns a todos, pelos belos documentários”, parabeniza Rosemari.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão. Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Confira os documentários premiados por categoria, disponíveis no YouTube:

Melhor Direção – Museu Casa de Brusque

Melhor Fotografia – Complexo de Azambuja

Melhor Videografismo – Igreja Luterana Bom Pastor

Melhor Direção de Arte – Parque das Esculturas

Melhor Som – Complexo de Azambuja

Melhor Edição – Completo Renaux

Melhor Operação de Câmera – Museu Casa de Brusque

Melhor Trilha Sonora – Complexo Renaux

Melhor Produção – Parque Leopoldo Moritz

Melhor Roteiro – Igreja Luterana Bom Pastor

Melhor Documentário - Igreja Luterana Bom Pastor

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro e moto colidem na Rodovia Antônio Heil, em Brusque

No fim da tarde desta sexta-feira (11), por volta das 17h33, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) foi acionado para atender a um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um carro. Foi na Rodovia Antônio Heil, bairro Nova Brasília, em Brusque. Segundos informações dos agentes, o acidente ocorreu entre uma Honda/Biz, e um Fiat/Siena, ambos com placas de Brusque. Apesar do susto o acidente teve somente danos materiais, e ninguém se...
Continuar lendo...

Três bairros vão dobrar população e abastecimento de água preocupa

Levantamento feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) aponta que a cidade tende a chegar a 250 mil habitantes até 2050. Situação que requer atenção especial quanto ao fornecimento de água para a população. Três bairros deverão, praticamente, dobrar o número de habitantes até lá. O levantamento foi feito por uma empresa contratada pela autarquia. Os...
Continuar lendo...

Mutirão do Emprego reuniu centenas de pessoas na Fenarreco

Mais de 600 vagas de emprego em 45 empresas de Brusque. Assim foi a segunda edição do Mutirão do Emprego, realizado no pavilhão da Fenarreco, nesta terça-feira (19). Antes mesmo de abrir os portões, as pessoas já formavam fila para a ação. O motorista José Teixeira do Nascimento esteve no local pela manhã em busca de uma das vagas oferecidas. “A experiência foi muito boa porque eu estou atrás de...
Continuar lendo...