Como é receber o diagnóstico de Autismo na vida adulta?

Vídeos

Como é receber o diagnóstico de Autismo na vida adulta?

No Brasil, não há números oficiais sobre o Transtorno do Espectro autista (TEA). A estimativa é que cerca de 2 milhões tenham o transtorno. O que para alguns pode assustar, para outros pode trazer um alívio, Presidente eleita da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA), Márcia Fária descobriu que tinha autismo aos 32 anos e diz que foi excelente.

“Eu descobri depois que minha filha nasceu. Ela tinha características muito parecidas comigo na infância e recebemos o diagnóstico que ela tem Autismo. Descobrir foi excelente, porque passei a vida toda mascarando característica porque achava que tava errado e depois eu entendi que era só diferente, isso é libertador”, contou.

Se imagina que o Transtorno do Espectro Autista é identificado apenas na infância, mas muitos adultos têm o espectro e as vezes nem desconfiam. O psicólogo e secretário da AMA, José Airton Leopoldino explica que muitas vezes essa demora é porque a constatação não é tão simples de identificar.

“O diagnóstico é clínico, não existe um exame específico, então tem que pesquisar, tem que ouvir uma segunda opinião. E existem vários níveis, as pessoas criam um estereótipo e acham que o espectro só se manifesta daquela forma”.      

José Airton conta que a procura para identificar o espectro as vezes só acontece quando as pessoas sentem dificuldade nas relações sociais.

“Os adultos fazem essa busca quando sentem dificuldade na interação com outras pessoas, mas as vezes eles só fazem essa busca para se encontrar, porque não entendem porque são diferentes ou porquê não se encaixam em determinadas situações”, explicou.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vereador apresenta projeto que pode reativar convênio entre sindicatos e Prefeitura

Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Brusque tenta fazer com que receitas médicas da rede privada ou fornecida por meio de médicos de sindicatos tenham validade na Farmácia Básica da Prefeitura ou unidades básicas de saúde. A proposta é do vereador André Batistti (PL), o Déco, que falou a respeito do assunto na sessão desta terça-feira (23). Segundo o parlamentar, a ideia é fazer com que...
Continuar lendo...

Homem morre prensado ao tentar segurar o próprio carro

Na noite desta sexta-feira (26), por volta das 20h35, um homem de 26 anos morreu após ser atropelado pelo próprio carro.  Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, quando a guarnição chegou ao local já encontrou a vítima prensada contra o muro e sem os sinais vitais. De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, o homem foi tentar segurar o carro, que estava se movimentado, em um pequeno morro, e sem...
Continuar lendo...

CDL Guabiruba divulga horário especial e campanha de Natal

Os horários especiais para o período natalino foram divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba (CDL), nesta quarta-feira (24). A sugestão inclui a ampliação do horário de atendimento entre os dias 9 e 24 de dezembro. No período também ocorre a campanha “Natal Premiado”, um incentivo ao comércio local.  A proposta indica atendimento nas primeiras quinta (9) e sexta-feira (10), das 8h...
Continuar lendo...