Prefeito de Nacala Porto, em Moçambique, visita Brusque

Brusque recebe durante toda esta semana a visita de Raul Novinte, presidente do Conselho Municipal do distrito e do município de Nacala Porto, em Moçambique. O cargo é o equivalente à função de Prefeito no Brasil. O dirigente, que viveu na cidade brusquense na década passada, cumpre agenda e em conversas com o Prefeito Ari Vequi e Vice-Prefeito Gilmar Doerner, lança a ideia do estreitamento de relações entre as duas comunidades.

“Considero Brusque também a minha cidade, pois tive a oportunidade de vir para esta cidade em 2010, dos Estados Unidos, onde concluí meus estudos, e aqui fiquei até 2017, quando recebi convite para voltar à minha terra”, conta.

Face a esta ligação com o município e a comunidade brusquense, o moçambicano afirma que o retorno para agradecer e estreitar relações entre as duas cidades é uma questão natural. “Era necessário que eu voltasse para dizer ‘muito obrigado’ ao povo de Brusque que muito me ajudou durante os anos em que aqui estive. E também para buscar mecanismos para estreitar relações entre Nacala Porto e Brusque. Trocar experiências, formar intercâmbio que proporcione aprendizado e melhoria para os dois municípios, e por consequência, ao Brasil e Moçambique”.

Para o Vice-Prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, que conheceu Raul Novinte quando o moçambicano morou na cidade na década passada, é uma alegria muito grande recebê-lo novamente, agora alçado à importante condição de prefeito de Nacala Porto.

“Àquela época já pensávamos em projetos conjuntos. E agora, tendo o Raul como prefeito, pretendemos estreitar e fortalecer os laços, com ações e projetos tanto na área social quanto econômica, pois para ambas cidades, é uma grande oportunidade de abertura de novos mercados e expansão de atividades”, finaliza Gilmar Doerner.

Nacala Porto fica situada na província de Nampula, em Moçambique. Quarta maior cidade do país, com aproximadamente 600 mil habitantes, de acordo com o atual prefeito, Nacala tem como principais atividades econômicas a indústria, o turismo e o setor de transportes, com aeroporto e o segundo maior porto da África.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Julgamento da assassina de Canelinha já dura mais de 15 horas

O julgamento de Rozalba Grimme está cada vez mais perto de ser encerrado e a sentença para assassina de Flávia Godinho Mafra deve ser anunciada a qualquer momento. O julgamento, que teve início no inicio da tarde desta quarta-feira (24) e vem seguindo noite adentro, acontece na Câmara de Vereadores de Tijucas e teve vários momentos de tensão. A advogada de Rozalba chegou a chamar ela de mentirosa e saiu da sala onde acontece o julgamento. Em...
Continuar lendo...

Carro cai em ribanceira e motorista sobe barranco para pedir ajuda

Um veículo Saveiro caiu em uma ribanceira, nesta última segunda-feira (22), na rodovia SC-486, no bairro de Ourinhos, em Botuverá, e o condutor de 49 anos teve que subir um barranco de difícil acesso de aproximadamente 100 metros de altura para pedir ajuda. De acordo com os Bombeiros, além de subir o barranco, o homem precisou caminhar 200 metros até achar uma casa. O condutor estava com ferimentos pelo rosto, braços e pernas e com dores...
Continuar lendo...

Trânsito da avenida Monte Castelo sofrerá alterações

O trecho da avenida Monte Castelo entre a praça Barão de Schneeburg e a paróquia São Luiz Gonzaga sofrerá mudanças pontuais, devido à programação de Natal. A medida é válida a partir desta sexta-feira (3) Entre 20h e 22 h, o trânsito poderá ser fechado totalmente para veículos devido a programação natalina realizada no espaço público. Motoristas vindos da avenida...
Continuar lendo...