Prefeito de Nacala Porto, em Moçambique, visita Brusque

Brusque recebe durante toda esta semana a visita de Raul Novinte, presidente do Conselho Municipal do distrito e do município de Nacala Porto, em Moçambique. O cargo é o equivalente à função de Prefeito no Brasil. O dirigente, que viveu na cidade brusquense na década passada, cumpre agenda e em conversas com o Prefeito Ari Vequi e Vice-Prefeito Gilmar Doerner, lança a ideia do estreitamento de relações entre as duas comunidades.

“Considero Brusque também a minha cidade, pois tive a oportunidade de vir para esta cidade em 2010, dos Estados Unidos, onde concluí meus estudos, e aqui fiquei até 2017, quando recebi convite para voltar à minha terra”, conta.

Face a esta ligação com o município e a comunidade brusquense, o moçambicano afirma que o retorno para agradecer e estreitar relações entre as duas cidades é uma questão natural. “Era necessário que eu voltasse para dizer ‘muito obrigado’ ao povo de Brusque que muito me ajudou durante os anos em que aqui estive. E também para buscar mecanismos para estreitar relações entre Nacala Porto e Brusque. Trocar experiências, formar intercâmbio que proporcione aprendizado e melhoria para os dois municípios, e por consequência, ao Brasil e Moçambique”.

Para o Vice-Prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, que conheceu Raul Novinte quando o moçambicano morou na cidade na década passada, é uma alegria muito grande recebê-lo novamente, agora alçado à importante condição de prefeito de Nacala Porto.

“Àquela época já pensávamos em projetos conjuntos. E agora, tendo o Raul como prefeito, pretendemos estreitar e fortalecer os laços, com ações e projetos tanto na área social quanto econômica, pois para ambas cidades, é uma grande oportunidade de abertura de novos mercados e expansão de atividades”, finaliza Gilmar Doerner.

Nacala Porto fica situada na província de Nampula, em Moçambique. Quarta maior cidade do país, com aproximadamente 600 mil habitantes, de acordo com o atual prefeito, Nacala tem como principais atividades econômicas a indústria, o turismo e o setor de transportes, com aeroporto e o segundo maior porto da África.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão entre carro, capivara e moto deixa motociclista gravemente ferido

Três equipes do Corpo de Bombeiro foram acionados para atender a um acidente de trânsito, envolvendo uma camionete, uma capivara e uma moto. Foi na rodovia Pedro Merizio, bairro Salto, em Botuverá. No local, os militares encontraram o motorista e a passageira do carro, ambos conscientes e orientandos. O motorista não sofreu nenhum ferimento. Já a mulher teve um ferimento leve na cabeça. Segundo relatos do motorista aos militares, ele seguia no...
Continuar lendo...

Traficante é preso com quase 200kg de crack no litoral de SC

Na tarde de quarta-feira (15), a Polícia Militar de Santa Catarina, em ação conjunta das unidades de Blumenau, Balneário Camboriú, Barra Velha, Itajaí, Navegantes e Penha, bem como dos setores de inteligência, desencadeou uma operação que resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas e numa das maiores apreensões de crack do Estado. Após levantamentos da Agência de Inteligência da PM,...
Continuar lendo...

Brusque tem sete pessoas internadas em UTI, por Covid-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde na tarde desta segunda-feira (14), demonstra que são 40.131 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, em Brusque. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 353 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 38.512 pacientes estão recuperados. Há 1.280 casos ativos e 09 em investigação. Atualmente,...
Continuar lendo...