Começa na próxima segunda-feira a I Semana de Artes Visuais

Dos dias 8 a 12 de novembro a Fundação Cultural de Guabiruba vai realizar a I Semana de Artes Visuais do município. O evento vai ter transmissões ao vivo de entrevistas com diferentes profissionais da área, oficinas presenciais abertas à comunidade, rodas de conversa e uma série documental com artistas visuais de Guabiruba.

Conforme a superintendente Jenifer Schlindwein, o evento pretende ressaltar a arte e o artista guabirubense e aquele que contribui para o desenvolvimento cultural do município. “Buscamos criar um espaço em que a comunidade possa estar em contato com essa linguagem que é fundamental para que, assim como a cultura e a história de nosso lugar, cada um possa trabalhar dentro de si a sua mudança e construir a própria história através das imagens, e a arte é a ferramenta essencial para a criação desse processo.”

Ao longo da Semana de Artes Visuais, a Fundação Cultural promoverá ações coletivas, iniciará conversas e abrirá mais espaço para que o guabirubense possa experimentar o impacto e a transformação que a arte provoca nas pessoas. “Será um conteúdo gratuito, feito de pessoas para pessoas, de artistas para o município”, afirma o assessor cultural Elivelton Reichert.

Serão quatro formatos de conteúdo para a comunidade se envolver com a arte local durante a Semana:

Exposições fotográficas e de grupos folclóricos, lives no Instagram @culturaguabiruba, oficinas presenciais na sede da Fundação Cultural e minidocs, uma série de vídeos documentais com artistas locais.

Programação da Semana de Artes Visuais 2021

Exposição fotográfica:

Com acervo dos fotógrafos Valci Santos Reis e Bianca Lemos Assis, na sede da Fundação Cultural de Guabiruba, de 8 a 12 de novembro.

Exposição: Alle Tanzen Zusammen

Com os trajes típicos utilizados pelo grupo folclórico sendo expostos na sede da Fundação Cultural de Guabiruba, de 8 a 12 de novembro.

Segunda, 08

9h – Abertura

Vídeo de abertura com o prefeito Valmir Zirke e detalhes da programação da Semana de Artes Visuais.

19h - Oficina: A abstração com o figurativo vazado, com Cláudia Rieg Baron.

Em um encontro presencial utilizando técnicas e cores, Cláudia Rieg Baron media esta oficina com os participantes na produção de telas de forma intuitiva e coletiva, redescobrindo a criatividade. Presencial, 10 vagas. Inscrições gratuitas no WhatsApp 47 3308 3114.

Terça, 09

14h – Minidoc: Cláudia Rieg Baron

Conversamos com a oficineira da Fundação Cultural de Guabiruba e professora de pintura em tela Cláudia Rieg Baron, que nos conta um pouco mais sobre sua trajetória e sua experiência com a arte e a educação. O material em vídeo será publicado nas redes sociais da Fundação Cultural de Guabiruba.

19h – Live: Fotografia e arte, com Jailson Pollheim

Em uma conversa sobre fotografia e arte, Jailson Pollheim nos conta sobre sua carreira, suas motivações e as inspirações para criar imagens fantásticas que nos enchem os olhos. A transmissão acontece ao vivo no Instagram @culturaguabiruba.

Quarta, 10

14h – Minidoc: Pik

Conhecemos o artista guabirubense Djonata Ricardo Barcelos, conhecido como Pik, e visitamos seu ateliê para conversar e estar em contato com seu trabalho. Ele nos conta um pouco mais sobre seu processo criativo e sua evolução como artista. O material em vídeo será publicado nas redes sociais da Fundação Cultural de Guabiruba.

19h – Live: Mural de descobertas, com Jocemara Carminati

Neste encontro ao vivo, Jocemara Carminati, do Estúdio Cajo, nos conta sobre seu trabalho com ilustrações botânicas e como a descoberta e o processo criativo acontecem para criar murais cheios de cor e vida. O evento acontece no Instagram @culturaguabiruba.

Quinta, 11

14h – Minidoc: Karl Guenther Theichmann

Apresentamos o trabalho de Karl Guenther Theichmann, escultor e artista guabirubense responsável por criar os Pelznickel que se encontram em alguns pontos turísticos do município. O material em vídeo será publicado nas redes sociais da Fundação Cultural de Guabiruba.

19h – Oficina: Povo de Dentro – Uma conversa sobre arte urbana, com Douglas Leoni

Em uma roda de conversa presencial com o artista brusquense Douglas Leoni, os participantes conhecem um pouco mais sobre o significado e o impacto da arte urbana local, bem como sua trajetória através da arte e suas experiências. O artista também realizará uma intervenção artística durante o dia na Fundação Cultural de Guabiruba.

Sexta, 12

14h – Minidoc: Gilberto Debatin Jr

Neste curta, o pesquisador e arte-educador Gilberto Debatin Jr nos conta um pouco sobre sua trajetória através da arte, sua visão em relação à linguagem visual e as experiências envolvendo a sala de aula. O material em vídeo será publicado nas redes sociais da Fundação Cultural de Guabiruba.

Mais informações podem ser obtidas com a fundação através do Instagram @culturaguabiruba ou pelo fone/WhatsApp 47 3308 3114. O evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade, respeitando os protocolos de prevenção da COVID-19.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Frota da Secretaria de Educação é ampliada com novo ônibus escolar

O Prefeito Ari Vequi e o Vice-Prefeito Gilmar Doerner receberam do deputado estadual Jerry Comper, na tarde desta terça-feira (4), o novo ônibus escolar que passa a integrar a frota da Secretaria Municipal de Educação. O veículo foi repassado ao município pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Educação. Moderno, o novo ônibus tem capacidade de 60 lugares e possui equipamentos que permitem transportar...
Continuar lendo...

Parque das Esculturas recebe edição do projeto Diálogo Diário de Leitura

O Parque das Esculturas vai receber, neste sábado (26),  o Clube de Leitura, uma ação do projeto Diálogo Diário de Leitura. Na ocasião será debatido o livro escolhido para o mês de março, Fábula Urbana dos autores José Rezende Jr e Rogério Coelho. A obra visa trabalhar nas crianças e adultos, a importância do conhecimento e do livro. O evento inicia às 10 horas e é gratuito, mas...
Continuar lendo...

Disputas de Gaiola Cross inauguram a pista da Fenajeep

O segundo dia da XXVIII Festa Nacional do Jeep - Fenajeep foi de grande movimentação. Centenas de pessoas passaram pelos portões do Pavilhão da Fenarreco nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, para prestigiar o evento, que contou com a abertura das competições do Gaiola Cross - a prova contra o relógio que desafia a resistência dos pilotos e é uma das competições mais aguardadas da festa.  Este ano,...
Continuar lendo...