Educação realiza formação continuada para Diretores e Coordenadores

Diretores e Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Brusque participaram, na última quinta e sexta-feiras, de uma Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SEME).

A ação aconteceu na Unifebe e, para atender ao protocolo de segurança, foi dividida em quatro momentos, com diretores e coordenadores organizados em polos para respeitar o distanciamento.

Na pauta dos encontros, foi trabalhada a temática da Carta de Intenções, instrumento de registro escrito que indica possibilidades e desejos, permitindo que os percursos se modifiquem à medida que aconteçam as experiências cotidianas.

De acordo com a diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh, antes, o planejamento anual era um documento burocrático, escrito pelo professor antes de conhecer as crianças, seguindo um padrão. “Com a Carta de Intenções, passa a ser um documento autoral. O professor também é protagonista, sem modelo pra seguir, que não se repete ano após ano”, esclarece.

Para a diretora do CMEI Clara Maria Furtado, professora Geisa Carla Gripa, a formação foi além de compartilhar conhecimento. “Foi uma manhã de muito aprendizado e o mais importante, de motivar nossas ações”, revela. Para ela, a Secretaria de Educação gera oportunidades de conhecer e transformar as práticas pedagógicas. “A SEME nos proporciona esses momentos para transformarmos as ações em nosso ambiente de trabalho, com nossa equipe”, finaliza.

Durante a formação continuada da última semana, também foi possível socializar o conhecimento adquirido na visita feita pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação à rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no mês de setembro deste ano. Na oportunidade, elas puderam conhecer espaços e materiais organizados de forma convidativa e os cuidados com a disposição dos móveis para que possibilitem ampliar as investigações em cada espaço.

Dentro do processo de atualização permanente de conhecimentos e constante capacitação de seu quadro de colaboradores, a Secretaria de Educação tem programada para esta quinta-feira (04), mais uma formação continuada. “Trata-se do encontro presencial com o professor Dr. Cristiano Alcântara. Vai trabalhar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) como materialização de nossas intencionalidades”, acrescenta Ivanete Lago Groh.

Segundo ela, coordenadores e diretores da SME estão fazendo formação on-line com este professor desde março, e agora ele vem à cidade para um encontro presencial, na Igreja Evangélica Calvário, a partir das 09 horas.

Cristiano Alcântara é Pós-doutorando e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Pedagogia e em Letras. Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa da Formação Continuada Docente (GCOL). Coordenador pedagógico e, atualmente, diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Professor na Faculdade do Educador e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Phorte.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão entre motos deixa homem de 26 anos com fratura exposta

A colisão entre duas motos, na rua Benjamim Beber, no Nova Brasília, por volta das 17h25, desta sexta-feira (5) resultou em um homem de 26 anos ferido. Ele estava na garupa de uma Yamaha 125. Além da moto uma Honda 125 se envolveu no acidente. A vítima foi encaminhada para o Hospital Azambuja depois de terem sido constatados hematomas e edemas na face e um fratura exposta do fêmur esquerdo. Segundo análise inicial, ele também teve uma...
Continuar lendo...

Polícia Civil prende suspeito de agredir ex-mulher em São João Batista

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta segunda-feira (29), um homem de 51 anos que já havia sido indiciado pela DPCAMI de Brusque pelo crime de lesão corporal praticado no âmbito da violência doméstica contra sua ex-mulher. De acordo com o que foi apurado na época, ele a teria agredido ela com socos no rosto e na cabeça. Após o término da investigação e o indiciamento do suspeito, foi expedido um mandado de...
Continuar lendo...

Homem teve que ser controlado com arma de choque após agredir companheira

A Polícia Militar foi chamada para atender uma agressão contra uma mulher, em Brusque. Após agredir física e psicologicamente a companheira, o homem teve que ser detido pela Polícia Militar com arma de choque. Os agentes tentaram conversar e conter o agressor, mas não teve jeito, o homem não obedeceu às ordens dos policiais e foi preciso uma medida maior. O casal foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil  
Continuar lendo...