Confira os horários de celebrações pelo Dia de Finados em Paróquias de Brusque

A Paróquia São Luís Gonzaga informa dez horários de missas para a celebração de Finados, nesta terça-feira (2). Na capela do cemitério Parque da Saudade haverá celebração às 8h, 9h, 10h, 15h, 16h e 17h. Nas Comunidades Sagrado Coração de Jesus (Guarani) e São João Batista (Bateas), as missas acontecem às 9h. Além disso, haverá celebração na igreja Matriz às 19h, na Casa Padre Dehon, às 19h30.

“A celebração de Finados tem para a Igreja a centralidade no dom da ressurreição. Acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, abrindo para nós a possibilidade de vida eterna”, explica o pároco, padre Diomar Romaniv.

Segundo ele, a celebração de Finados está relacionada com o Dia de Todos os Santos, solenidade que marcará as missas do próximo domingo, 7 de novembro. “Santos são pessoas reconhecidas pela Igreja como exemplo para o nosso caminho. São homens e mulheres limitados, pecadores e com dificuldades, mas que viveram algum elemento fundamental em Cristo, se tornando modelos para cada um de nós. Eles nos ajudam na intercessão, desde o céu, porque estão juntos de Deus e rezam por nós”, destaca padre Diomar.

Padre Diomar lembra que o exemplo dos santos pode servir de inspiração para as reflexões e memórias de amanhã, pois os entes queridos já falecidos também deixaram suas marcas no mundo. “Queremos recordar as mesmas qualidades em homens e mulheres de nossas famílias. Assim como os santos, pecadores e limitados, mas com elementos muito bons, como a alegria, dedicação, generosidade, amor à família. Vamos rezar para que eles estejam no céu e intercedam por nós”, pontua.

O pároco ainda ressalta que Finados não é um dia de tristeza, mas de saudade e, sobretudo, de gratidão, às pessoas que contribuíram na formação de seus familiares, na vida social e da Igreja. “Queremos aproveitar para refletir sobre o sentido da morte, em todo seu mistério, dor e luto. Mas, também, na perspectiva cristã de passagem, de porta que se abre para a continuidade da vida junto de Deus. Para quem fica é triste e dolorido. Para quem parte, é o dia do encontro com o abraço misericordioso do Pai. Queremos entender o mistério da morte à luz da ressurreição de Jesus”, lembra padre Diomar.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

SC tem mais de 465 mil pessoas com vacina contra a Covid atrasada

De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, cerca de 465. 431 pessoas estão com a segunda dose contra a Covid-19 atrasadas. Segundo a Vigilância em Saúde do estado, apenas a primeira dose não oferece a imunização necessária contra a Covid-19. Das vacinas em atraso, cerca de 181.010 pessoas precisam receber a segunda dose da AstraZeneca; 143.842 precisam receber a segunda dose da...
Continuar lendo...

Homenagens, premiações e convênio marcam ato na PM

 O 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque realizou na manhã desta sexta-feira (26) um ato de homenagens, inaugurações e assinatura de parcerias. O evento aconteceu na sede do BPM, no bairro Santa Terezinha, em Brusque. Promoção de policiais, inauguração de ala em lembrança a ex-comandantes do 18º BPM e convênio para instalação de câmeras de monitoramento integraram o roteiro. Um...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Assembleia de servidores públicos debate reforma da Previdência

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brusque (Sinseb) realiza na noite desta segunda-feira (29) numa assembleia para discutir o projeto que altera a previdência do funcionalismo local. O encontro está marcado para às 18h30, no auditório do Sintrafite, na Rua Tiradentes, número 35, no Centro. Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta manhã, ele disse que a intenção é...
Continuar lendo...