Confira os horários de celebrações pelo Dia de Finados em Paróquias de Brusque

A Paróquia São Luís Gonzaga informa dez horários de missas para a celebração de Finados, nesta terça-feira (2). Na capela do cemitério Parque da Saudade haverá celebração às 8h, 9h, 10h, 15h, 16h e 17h. Nas Comunidades Sagrado Coração de Jesus (Guarani) e São João Batista (Bateas), as missas acontecem às 9h. Além disso, haverá celebração na igreja Matriz às 19h, na Casa Padre Dehon, às 19h30.

“A celebração de Finados tem para a Igreja a centralidade no dom da ressurreição. Acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, abrindo para nós a possibilidade de vida eterna”, explica o pároco, padre Diomar Romaniv.

Segundo ele, a celebração de Finados está relacionada com o Dia de Todos os Santos, solenidade que marcará as missas do próximo domingo, 7 de novembro. “Santos são pessoas reconhecidas pela Igreja como exemplo para o nosso caminho. São homens e mulheres limitados, pecadores e com dificuldades, mas que viveram algum elemento fundamental em Cristo, se tornando modelos para cada um de nós. Eles nos ajudam na intercessão, desde o céu, porque estão juntos de Deus e rezam por nós”, destaca padre Diomar.

Padre Diomar lembra que o exemplo dos santos pode servir de inspiração para as reflexões e memórias de amanhã, pois os entes queridos já falecidos também deixaram suas marcas no mundo. “Queremos recordar as mesmas qualidades em homens e mulheres de nossas famílias. Assim como os santos, pecadores e limitados, mas com elementos muito bons, como a alegria, dedicação, generosidade, amor à família. Vamos rezar para que eles estejam no céu e intercedam por nós”, pontua.

O pároco ainda ressalta que Finados não é um dia de tristeza, mas de saudade e, sobretudo, de gratidão, às pessoas que contribuíram na formação de seus familiares, na vida social e da Igreja. “Queremos aproveitar para refletir sobre o sentido da morte, em todo seu mistério, dor e luto. Mas, também, na perspectiva cristã de passagem, de porta que se abre para a continuidade da vida junto de Deus. Para quem fica é triste e dolorido. Para quem parte, é o dia do encontro com o abraço misericordioso do Pai. Queremos entender o mistério da morte à luz da ressurreição de Jesus”, lembra padre Diomar.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque já prevê data para não uso de máscaras em espaços abertos

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque já trabalha com expectativa de data para que o uso de máscaras em locais abertos possa ser retirado. De acordo com o secretário Osvaldo Quirino de Souza, quando um percentual da população de 70% a 80% receber as duas doses da vacina contra Covid-19 isso será possível. A previsão é de que ocorra em meados de dezembro. “Segundo os estudos têm mostrado, é um...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque e AMA Brusque realizam live sobre autismo

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região - AMA Brusque, realizam nesta sexta-feira (27) uma Live, com transmissão ao vivo sobre o autismo. A palestra ocorre às 19h e vai estar disponível no youtube da prefeitura de Brusque. A palestra vai ser proferida por Lucas Pontes, que é estudante de psicologia, editor da revista...
Continuar lendo...

UBS do bairro Águas Claras terá alteração no horário de atendimento

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, informa que a partir de quarta-feira (30), a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Águas Claras, passará a atender das 7h às 13h. A alteração no horário é necessária devido a obra de reforma da Unidade. De acordo com a diretora, Camila Souza, o novo horário permanecerá até o término dos reparos.  “Pedimos a compreensão da comunidade. As obras serão para melhorar a acessibilidade e proporcionar mais conforto na hora...
Continuar lendo...