Pedido de cassação de chapa Bolsonaro - Mourão é rejeitado pelo TSE

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu rejeitar a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (28). Por outro lado, foi fixada a  tese de que o disparo em massa de mensagens pode ser enquadrado como abuso de poder econômico.

Os entendimentos foram alcançados no julgamento de duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp durante a campanha de 2018, conduta então vedada pelas regras eleitorais.

O julgamento havia começado na terça-feira (26), quando três ministros votaram contra a cassação – Luís Felipe Salomão, relator; Mauro Campbell e Sérgio Banhos. O caso foi retomado nesta quinta-feira com o voto do ministro Carlos Horbach, que seguiu o mesmo entendimento, formando a maioria.  

Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso também negaram a cassação. Todos consideraram não ter ficado comprovado que, mesmo que existente, tal esquema de disparo de mensagens teve gravidade e alcance suficientes para comprometer a legitimidade da eleição presidencial de 2018. 

Ainda que a cassação de mandato tenha sido rejeitada, a maioria do plenário do TSE reconheceu, por cinco votos a dois, ter ficado comprovado que de fato existiu um esquema ilegal de disparo em massa de notícias falsas contra adversários da chapa Bolsonaro-Mourão, em 2018.

Em função desse entendimento, a maioria dos ministros aprovou, por seis votos a um, a fixação da tese jurídica para deixar explícito que há abuso de poder político-econômico caso um candidato venha, daqui em diante, se beneficiar do disparo em massa de fake news pela internet.


 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Menor leva três tiros durante assalto

Um assalto contra um policial civil acabou não dando certo para um menor de idade, que durante o crime levou três tiros. Dos dez disparos que o policial efetuou contra os dois suspeitos, que tentavam lhe assaltar. Segundo relatório da Polícia Militar, a tentativa de assalto ocorreu por volta das 23h, desta segunda-feira (29), na rua José Gall, bairro Dom Bosco, em Itajaí.  De acordo com o relato do policial, ele estava de folga e passeava com...
Continuar lendo...

Brusque brilha no final de semana do Jogos Aberto de Santa Catarina

Mantendo a tradição esportiva de Brusque, os atletas brusquenses fizeram bonito no final de semana de competições da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que movimentou a cidade de São José . Os brusquenses conquistaram o primeiro lugar geral no ciclismo, ouro no vôlei feminino, ouro no beach tênis masculino e feminino, e bronze no basquete masculino e futsal feminino. No ciclismo na prova de de...
Continuar lendo...

(Vídeo) Acidente, briga e carro depredado em Brusque após Palmeiras e Flamengo

Policiais militares precisaram agir para conter uma uma briga entre torcedores próximo de um bar na rua Felipe Schmidt. A confusão, que terminou com um carro depredado, foi motivada por um acidente de trânsito, na noite deste sábado (27). ​Segundo o relatório policial, um Fiat Punto colidiu contra carros de torcedores que acompanhavam a Final da Libertadores, estacionados na rua Centenário. O motorista tentou sair do local, mas acabou sendo...
Continuar lendo...