Prefeitura emite nota sobre caso de dejetos de ratos em UBSs

Após a denúncia de que fezes e urina de ratos são encontrados de forma recorrente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) como do bairro Limeira Baixa, a Prefeitura emitiu uma nota sobre o tema. Nela, a alegação da diretora geral de Saúde, Camila Pereira, é de que as unidades passam por cuidados e reparos e, no caso do Limeira Baixa, dedetização e desratização foram feitos ainda este ano.

Os procedimentos, segundo a nota, foram feitos ainda no mês de outubro. Além deles, o local recebeu armadilhas. A estimativa é que os serviços levem entre 10 e 15 dias para ter resultados. Após o caso repercutir na Câmara, a Vigilância Sanitária esteve no local para uma análise.

“Iremos abrir uma sindicância interna para verificar a veracidade dos fatos apresentados. É papel do vereador a fiscalização, mas estamos tranquilos, pois temos a certeza que sempre buscamos fazer pelo melhor. Vamos fazer o que é certo, recebemos a denúncia e vamos apurar”, disse o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.. 


 

Confira a íntegra da nota:

Nota de Esclarecimento 

A Secretaria de Saúde, por meio da direção de Atenção Básica, esclarece que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os demais locais em que são oferecidos os serviços de saúde passam regularmente por cuidados e reparos. A dedetização é uma das ações que são feitas dentro do cronograma e são constantes. Assim que uma UBS é finalizada, na sequência, as demais recebem o serviço. Isso ocorre durante o ano todo. 

Em relação ao fato citado na sessão da Câmara de Vereadores, na terça-feira (26). A diretora geral de Saúde, Camila Pereira, explica que a unidade do bairro Limeira Baixa passou por dedetização e desratização neste ano. A primeira ocorreu em março, a segunda neste mês de outubro, no dia 22, e no dia 25, teve um complemento do serviço. Além do uso de produtos adequados, armadilhas também foram colocadas no local. Cabe ressaltar que a empresa responsável prevê um prazo de 10 a 15 dias para que a dedetização tenha efeito. 

“São 48 serviços que oferecemos, e temos diversas estruturas para isso. O cuidado é constante. Seja através de reparos, como também de dedetizações. Quando fomos informados em relação à UBS do bairro Limeira Baixa, pedimos urgência à empresa para realizar o serviço e na última semana reforçamos as ações”, explicou Camila. 

A diretora também salientou que a Vigilância em Saúde também esteve no local e apresentou um relatório das ações a serem feitas por parte dos servidores. 

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, disse estar tranquilo em relação ao que foi trazido na sessão e que colocará toda a sua equipe a disposição para esclarecimentos . “Iremos abrir uma sindicância interna para verificar a veracidade dos fatos apresentados. É papel do vereador a fiscalização, mas estamos tranquilos, pois temos a certeza que sempre buscamos fazer pelo melhor. Vamos fazer o que é certo, recebemos a denúncia e vamos apurar”, disse ele. 

Camila reafirmou o compromisso da Secretaria com os servidores e com a comunidade. "Estamos atuando na busca constante de manutenção. Temos um cronograma de ações, seja para reforma, como também para essas questões. A Administração Municipal tem priorizado a saúde, para cuidar da melhor forma da população. E estamos à disposição dos vereadores e da população para esclarecimentos”, concluiu a diretora.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

2º Bikenique é transferido para o dia 03 de julho

A organização do 2º Bikenique informa que, diante da previsão da Defesa Civil para a ocorrência de chuva neste domingo (26), o evento está transferido para a semana seguinte e a nova data estabelecida para a ação é o dia 03 de julho, mantida a mesma programação. Promovido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), o passeio ciclístico tem início programado para as 09...
Continuar lendo...

Dois novos casos de Covid-19 foram registrados em Guabiruba

Dois casos foram confirmados hoje, em Guabiruba, sendo um homem e uma mulher. No total, Guabiruba registra 4264 casos de Covid-19, destes, 4191 estão recuperados e 25 estão ainda ativos. O Centro de Triagem detectou 13 pessoas suspeitas que estão esperando o resultado do teste. Guabiruba possui dois cidadãos internados, um em enfermaria um na UTI em Brusque no momento. Até agora, Guabiruba possui 47 óbitos pelo vírus, 17.568 cidadãos...
Continuar lendo...

Havan convida jovem premiada pela Nasa para bate-papo com colaboradores

Com apenas 20 anos e um currículo que inclui premiações pela Nasa e medalhas em olimpíadas do conhecimento, Katarine Emanuela Klitzke, visitou o Centro Administrativo da Havan, em Brusque (SC) e participou de um bate-papo com os colaboradores da varejista nesta semana. Natural de Timbó (SC), ela faz faculdade no Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) onde cursa Engenharia da Computação, Astrofísica e Inteligência Artificial. Foi...
Continuar lendo...