Estado reduz para cinco meses o intervalo de aplicação da dose de reforço contra covid

A dose de reforço na imunização contra a Covid-19 de idosos de 60 anos ou mais será antecipada para cinco meses após completarem o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única. A decisão foi tomada após reunião, na tarde desta quinta-feira (21), envolvendo Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

Para o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a antecipação da dose de reforço para os idosos é um ponto positivo. “A antecipação de seis para cinco meses para aplicação das doses de reforço nos idosos é um grande ganho para Santa Catarina. Além de ampliarmos a proteção deste grupo, também atendemos uma solicitação dos municípios. Estamos com quase 90% da população vacinável com a primeira dose, colocando o estado em segundo lugar no ranking nacional, e com 64% com a segunda dose ou dose única.”

Já o responsável pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado (SUV) reforça que, em alguns locais, a baixa procura pela dose de reforço e a segunda dose está colocando em risco o prazo de validade das vacinas.

“A orientação que encaminhamos aos municípios é que o imunizante do laboratório Pfizer deve ser mantido até 31 dias em temperatura de 2 a 8 graus. Se as vacinas não forem usadas nesse período, devem ser descartadas. Com a aprovação dessa antecipação, podemos dar maior flexibilidade para que os municípios, a partir da disponibilidade de doses, possam utilizá-la sem risco de haver perdas. Além disso, permitirá que um maior número de idosos receba a dose de reforço”.

Até o momento foram aplicadas pouco mais de 162190 doses em idosos com 60 anos ou mais. Entre eles, 30,5% daqueles com idade acima de 80 anos, 23,4% dos de 70 a 79 anos e 1,2% dos idosos de 60 a 69 anos já receberam a vacinação suplementar, segundo dados do Vacinômetro SC.



 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motorista sofreu politraumatismo na colisão

O Corpo de Bombeiros divulgou relato sobre o acidente envolvendo carro e caminhão na manhã desta sexta-feira (5) na Rodovia Ivo Silveira, em Brusque. De acordo com a corporação, as guarnições do Arcanjo-03 (BOA-Blumenau), ASU-440 e AR-146 de Gaspar e ABTR-114 de Brusque foram acionadas para ocorrência de acidente de trânsito, com vítima presa nas ferragens do veículo, politraumatizada. Ao chegar no local, foi confirmada...
Continuar lendo...

Nove regiões são indicadas com nível de risco moderado no estado

A matriz de risco Potencial Regionalizado, divulgado no último sábado (30) indica uma tendência de redução nas taxas de transmissão de Coronavírus no estado. O monitoramento também faz referência ao registro de casos graves e mortes ligadas à pandemia. Ao todo nove regiões são indicadas como risco potencial moderado e oito em risco potencial alto. Houve melhora nos indicadores das regiões...
Continuar lendo...

Motorista foge após bater em veículos estacionados

A manhã desta quarta-feira (1) começou agitada para os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque. Um acidente envolvendo três carros precisou da ajuda dos mesmos, pois um dos motoristas fugiu do local.  Segundo relato da GTB, o acidente ocorreu por volta das 07h22, na Avenida Otto Renaux, quando um Ford/Ka acabou colidindo contra outros dois carros que estavam estacionados na via. Com força do impacto, o outro veículo também...
Continuar lendo...