Santa Catarina é o segundo com maior resolução de homicídios, diz estudo

Santa Catarina é destaque no esclarecimento de homicídios na quarta edição da pesquisa Onde Mora a Impunidade, realizada pelo Instituto Sou da Paz. Divulgado nesta quarta-feira, 13, o resultado mostra que o estado é o segundo da federação no ranking dos que mais tiveram homicídios esclarecidos, obtendo um percentual de 83% e ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que teve 89% dos homicídios esclarecidos.

Não é de hoje que Santa Catarina obtém bons resultados na resolubilidade de homicídios. Nos últimos anos, este índice tem chegado perto dos 80% - em alguns municípios este índice chegou a atingir 100% de resolubilidade - e se configura em um dos mais altos do país.

O papel desempenhado pela Polícia Civil é fundamental para o bom resultado. Há diversos fatores, entre os quais, o trabalho de investigação realizado e o fator humano dispensado nos trabalhos pelos policiais civis, com grande capacidade investigativa de atuação. Também há de se ressaltar a própria integração entre os órgãos de segurança pública no Estado.

Vale destacar ainda que, em cidades maiores, como Joinville e Florianópolis, a Polícia Civil conta com a existência de Delegacias de Homicídio, ou seja, equipes especializadas neste tipo de investigação, além das Divisões de Investigação Criminal (DICs) pelo Estado.

A pesquisa Onde Mora a Impunidade – Porque o Brasil precisa de um indicador nacional de esclarecimento de homicídios divulgou o resultado de 17 estados, que foram capazes de informar com precisão os dados de 2020 para que o Instituto fizesse o cálculo do índice de esclarecimento de homicídios, cuja taxa nacional foi de 44%.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

"Não esperava nada diferente", diz Hang sobre relatório

A CPI da Covid-19 no Senado Federal vai pedir o indiciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de outras pessoas, entre apoiadores, deputados e empresários, por nove crimes. O anúncio foi feito na manhã de hoje, após uma leitura prévia do que deve ser o relatório final da comissão. Entre os nomes citados e que devem ser indiciado o estado do empresário brusquense Luciano Hang, dono da Havan. Os crimes que, segundo a...
Continuar lendo...

MPSC denuncia homem suspeito de fabricar objetos nazistas

Um homem suspeito de fabricar objetos que faz referência ao nazismo, foi denunciado nesta segunda-feira (18), pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O caso é resultado de uma investigação em Timbó, no Vale do Itajaí. Segundo o MPSC, o denunciado vende itens como a cruz suástica e o busto de Adolf Hitler em uma loja virtual e garante que consegue enviar os itens para todo o Brasil. A prisão preventiva do homem...
Continuar lendo...

Mercado estaria colocando bandeja de carne “vazia” para vender

O preço da carne este mês está 26% mais caro do que em outubro de 2020,. Com toda essa crise, alguns mercados estão tomando atitudes peculiares para evitar que a mercadoria seja furtada. Um deles, em São Paulo, está mandando o cliente para a fila do caixa com a bandeja de carne vazia e o valor para, que só após o pagamento, o consumidor possa retirar a carne no açougue. A informação é do Portal G1. O...
Continuar lendo...