(Vídeo) Vereadores repercutem impacto da chuvas em Guabiruba

Vídeos

Vereadores repercutem impacto das chuvas e demandas de Guabiruba

Os efeitos das chuvas ao longo do feriado desta semana foram um dos temas que mobilizou pronunciamentos dos parlamentares ao longo da sessão da Câmara de Vereadores, desta quarta-feira (13). A cidade, teve registros de deslizamentos de terra em diferentes bairros. 

A vereadora Simone Fischer destacou a necessidade da cidade reduzir a dependência de contratação de maquinário terceirizado. A medida, segundo ela, seria tanto para a atuar em situações emergenciais, como a desta semana, quanto para atender a demanda que a prefeitura costuma ter para atender a rotina da cidade.“Tivemos um volume muito grande de precipitação e afetou bastante os bairros e o centro da cidade. Nossa dificuldade muito grande é, sempre, com relação a maquinários.”

 

Já para o colega, Waldemiro Dalbosco, a dificuldade vai além da limitação de maquinário. Na avaliação dele, não basta a cidade adquirir novos equipamentos, tendo em vista que terá dificuldade de pessoal para operar as unidades. 

Segundo Dalbosco, como são equipamentos que exigem especialização para serem operados, a disputa por mão de obra entre os setores público e privado deve ser definida pelo critério salarial, o que afirma dificultar a contratação pública.

Outro tema que o vereador abordou foi quanto a redução do número de fogos disparados ao longo do feriado. O assunto chegou a ser tema de projeto de proibição na última legislatura, que acabou não sendo aprovado. A avaliação dele é que a conscientização acabou sendo mais efetiva.

“Entendemos que uma campanha de conscientização teria um efeito muito maior que uma lei que você não consegue definir quem vai fiscalizar, como fiscalizar. Uma vez que, se for a Polícia Militar, ela não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e é muito difícil configurar um flagrante.”

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões