Ações de prevenção marcarão o Outubro Rosa, em Brusque

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), irá realizar diversas ações durante a campanha Outubro Rosa.  A diretora geral de Atenção Básica, Camila Souza, chama a atenção para sábado (16), quando todas as unidades estarão abertas. 

“Vamos dedicar esse dia à prevenção. Levaremos conhecimento em relação a esta doença, por isso pedimos para que as mulheres procurem as unidades. Às vezes, durante a semana, não dá em função do trabalho. Mas, pedimos que elas tirem um tempo para esse cuidado com elas. O atendimento será das 8h às 17 horas. Faremos pedidos de mamografia, vamos orientar sobre o autoexame, preventivos e demais dúvidas que elas precisarem”, explicou. 

Camila também ressalta, que além do foco na temática do mês, a orientação é que as equipes deem uma atenção para a saúde da mulher como um todo. “Precisamos pensar na mulher na sua integralidade, a que pensa, que tem sofrimento, aquelas que têm dupla jornada de trabalho. Então não devemos olhar a mulher somente na prevenção do câncer de mama, ou do colo do útero", afirmou.  

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, pediu às mulheres que tenham uma atenção especial esse mês e que participem das ações programadas. “As mulheres são seres muito especiais, e ocupam um papel muito relevante, extremamente importante, na sociedade. Pedimos que elas prestem atenção aos eventos que ocorrerão este mês. Que elas façam o autoexame, para prevenir essas doenças, que se descobertas de forma prévia podem ser curadas”, afirmou.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões