(VÍDEO) Osteoporose: doença silenciosa que requer atenção

Vídeos

Osteoporose: doença silenciosa que requer atenção

A osteoporose, doença que acomete os ossos, foi tema de entrevista no programa Radio Revista Cidade, da Rádio Cidade. A médica Laura H. Giovanella, reumatologista da Ortocentro, foi quem falou a respeito do assunto.

Segundo ela, a osteoporose é uma doença que costuma acometer mais mulheres do que homens, embora haja a incidência de casos no publico masculino. Isso ocorre, para as mulheres que entram na chamada pós menopausa. É quando há uma perda significativa da proteção dos ossos através do estrogênio.

“A doença tem um comportamento bastante hormonal. Ela é uma doença silenciosa, não causa nenhum sintoma até que aconteça a fratura. “Muitas pessoas atribuem que como não têm sintomas não têm a doença. O inverso também é verdadeiro. Muitas pessoas com dores nas costas atribuem a dor à osteoporose. Isso não é verdade. Precisa conversar com medico e entender as causas”, afirmou ela.

Fatores genéticos também podem motivar a presença da doença. Histórico de fraturas no fêmur podem indicar a presença da osteoporose.

Ainda de acordo com a médica, são raros os casos de pessoas que são diagnosticadas coma  doença quando jovens. Ela é caraterizada na mulher após a menopausa e no homem após os 70 anos.

“O homem é um grupo de risco. Estima-se que, depois dos 50 anos, um em cada cinco homens vai sofrer fratura, enquanto que uma em cada três mulheres sofre disso”, destaca ela.

Confira a entrevista completa em vídeo acima desta matéria.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões