(Vídeo) Paixão por rádios faz brusquense aprender a restaurar peças quase centenárias

Vídeos

Paixão por rádios faz brusquense aprender a restaurar peças quase centenárias

Rádios de diferentes épocas se multiplicam nas prateleiras da casa de um morador do bairro Limeira. A coleção começou há quatro anos e, hoje, são cerca de 90, de diferentes nacionalidades como Alemanha ou Holanda, a grande maioria dos rádios é das décadas de 1930 e 1940, opera com o uso de válvulas e está em pleno funcionamento.

A pedido do entrevistado, ele não será identificado neste conteúdo. O gosto pelo rádio, segundo ele, já era antigo, muito por conta do gosto da família pelos aparelhos. A coleção conta com algumas raridades como modelos usados em viagens com navios ou adaptados com o uso de baterias de seis volts. “Tenho gosto e tenho medo que acabem indo para o lixo. Para evitar que se acabem, eu recupero”.

Para chegar ao acervo, ele tem a internet como principal aliada. São em grupos voltados para amantes do gênero que ele e a esposa fazem as principais buscas. Também é pela rede que eles buscam e compram os esquemas usados para as manutenções. “A engenharia deles é incrível. Principalmente esses rádios alemães, aí a engenharia deles é apaixonante”, descreve.

Além do garimpo virtual, também foi preciso criar uma rede fornecedores para repor desde válvulas até peças de acabamento, como tecidos de época, chapas de madeira específicas para cada modelo. O hobby também exigiu investimentos em ferramentas e equipamentos para medição e manutenção. 

Apesar de muitas das peças serem das 1930 ou 1940 é quase impossível perceber qualquer avaria. Mesmo as unidades que chegam em estado mais precário passam por um trabalho de restauração pelas mãos da família. De acordo com ele, a tendência é que a coleção continue aumentando.

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem é internado após levar golpe de facão na cabeça

Um homem foi atingido por golpe de facão na cabeça e precisou ser hospitalizado. O fato ocorreu na tarde de ontem, domingo (26), na cidade de Tijucas. Um xingamento na rua causou toda a ação. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio. A vítima estaria no hospital São José, de Tijucas, após sofrer ferimento de arma branca. Chegando...
Continuar lendo...

Estudo aponta probabilidade de rebaixamento do Brusque

O Brusque FC está batalhando para se manter na Série B, e se o time manter o resultado dos últimos jogos, o quadricolor não cai para a Série C. A universidade Federal de Minas Gerais fez um estudo das chances de rebaixamento das equipes da Série B. E segundo o estudo, o Bruscão tem probabilidade de 22% de rebaixamento.  Pelo levantamento feito, o Brusque está na quinta posição de maior risco de queda para...
Continuar lendo...

Colisão entre caminhão de Brusque e moto de Guabiruba deixa homem gravemente ferido

Um caminhão Scania, com placas de Brusque, e uma moto Honda CG 150, de Guabiruba, se envolveram em um acidente de trânsito na noite desta sexta-feira (22), na rodovia SC-108, a Gentil Battisti Archer, entre as cidades de Brusque e Nova Trento.  A colisão, segundo o relato da Polícia Militar Rodoviária, ocorreu quando o caminhão carregado com madeira reduziu a velocidade em um trecho de subida e foi atingido pela moto. O veículo de...
Continuar lendo...