Clínica Uni Duni Tê celebra 30 anos de fundação e serviço especializado

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque,  celebra duas importantes datas ao longo deste mês de setembro. Além dos 66 anos de fundação, são comemorados os 30 anos de fundação da Clínica de Terapia Integrada Uni Duni Tê, unidade de serviço da Apae de Brusque.

Ela é focada no desenvolvimento infantil e se destaca no estado e país pela prestação de serviços. A origem da escola remonta a criação do Programa de Estimulação Precoce implantado no final dos anos de 1980. Na época, os profissionais da instituição perceberam que muitas crianças buscavam atendimento após os oito anos de idade, com dificuldades de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento que não haviam sido detectados nos primeiros anos de vida. O trabalho começou com um projeto piloto no bairro Guarani, para a triagem e acompanhamento das crianças até 3 anos de idade. 

“O projeto teve duração de dois anos e detectou crianças com atraso no desenvolvimento, bem como percebeu as muitas dúvidas das famílias, em especial onde as mesmas poderiam buscar locais ou recursos para auxiliar o desenvolvimento dos filhos, já que até então, a Apae de Brusque não era vista como esse local. E o objetivo da Clínica sempre foi atuar nesse sentido, com o foco da prevenção”, relembra a coordenadora da Uni Duni Tê, Valdete Battisti Archer.

Concluída a etapa e criada a clínica Clínica Uni Duni Tê, os serviços passaram a contemplar os testes do Pezinho e da Orelhinha, acompanhamento e orientação multidisciplinar ao desenvolvimento infantil e estimulação precoce. A média dos últimos cinco anos é que 5070 crianças foram atendidas anualmente no acompanhamento do desenvolvimento infantil, onde de 1% a 2% delas precisam de um trabalho mais específico com outros profissionais da equipe multidisciplinar, por apresentarem atrasos no desenvolvimento.

“Hoje percebemos que há esse olhar para o desenvolvimento da criança. Os próprios Centros de Educação Infantil, as famílias e a comunidade como um todo têm esse olhar e nos procuram sempre que há alguma necessidade. Assim, hoje conseguimos ter um encaminhamento mais cedo que tínhamos há alguns anos, o que é o ideal, em especial para as crianças que precisam de um atendimento de profissionais de forma interdisciplinar”, complementa a coordenadora.

.Mesmo com os desafios, em especial os recentes, da pandemia da Covid-19, a Clínica não deixou de realizar os Testes do Pezinho e da Orelhinha, bem como adaptou os demais atendimentos, com todos os cuidados necessários de prevenção, para a estimulação precoce e o desenvolvimento infantil.

 

Média de atendimentos anuais (média dos últimos cinco anos):

-Teste da Orelhinha: 2.280

-Teste do Pezinho: 2.195

-Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil: 5.065

-Orientação Multidisciplinar: 900

-Estimulação Precoce: 12.045

-Média de crianças atendidas anualmente em todos os programas da Uni Duni Tê: 2.750.

-Média total de atendimentos de todos os programas: 26.575.

- A Clínica Uni Duni Tê conta com profissionais das áreas de: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, neuropediatra, Serviço Social, enfermagem, pediatra voluntário, pedagogia, entre outros. 

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Unifebe realizará 8º Congresso Científico Têxtil e Moda

Entre os dias 16 e 18 de novembro, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizará o 8º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod). Nesta edição, o evento será virtual e contará com uma programação voltada às tecnologias, moda, gestão e sustentabilidade.  Os interessados em submeter seus trabalhos científicos podem se inscrever até dia 8 de outubro, nas modalidades resumo...
Continuar lendo...

Em jogo movimentado e com um jogador a mais, Brusque perde para o Vasco

Na volta de público ao estádio Augusto Bauer, o Brusque recebeu o Vasco, na noite desta sexta-feira (24). Durante a maior parte do jogo, o Bruscão jogou com um jogador a mais, mas não conseguiu bater  a equipe carioca pela Sèrie B do Campeonato Brasileiro. Após perder três pontos por decisão do STJD, o Quadricolor começou tentando garantir o resultado favorável. Logo com 4 minutos, Nonato tentou um chute da entrada da...
Continuar lendo...

Jogamos bem no primeiro tempo, mas o Botafogo foi superior, diz Waguinho

O Brusque perdeu por 3 a 0 para o Botafogo, na noite desta quarta-feira (20), e durante a coletiva de imprensa, o técnico Waguinho Dias justificou a derrota. “Se nós analisarmos a primeira etapa, nós tomamos gol aos 43, então acho que no primeiro tempo jogamos uma partida até boa, mas o time do Botafogo foi superior, o time hoje é uma equipe muito forte”. Waguinho disse que estava preparando as substituições quando o Brusque...
Continuar lendo...