(Vídeo) Guabiruba Saneamento se manifesta sobre caso de água contaminada

Vídeos

Guabiruba Saneamento se manifesta sobre caso de água contaminada

Uma reunião entre representantes do Poder Público de Guabiruba, equipe técnica e da empresa Guabiruba Saneamento ocorreu na manhã desta terça-feira (14). O tema do encontro foi a contaminação de água, reportado pela Rádio Cidade, no último dia 10, e que afeta famílias da rua Augusto Bretzke, no bairro Planície Alta

Desde a constatação de que a água de nascente está contaminada, a população depende de caminhões pipa para ter acesso de água potável. Inicialmente, o serviço estava garantido até esta segunda-feira (12). No início da tarde desta terça-feira houve o reabastecimento dos reservatórios provisórios, instalados para a comunidade. 

Por meio de nota, assinada pelo superintendente Guilherme Paladini, a Guabiruba Saneamento reconhece que a área está fora da área de cobertura atual do serviço prestado. Hoje, também de acordo com o comunicado, apenas 62% da cidade possui cobertura de rede de água pública.

Ao comentar a união de esforços entre poder público e a empresa para resolver a situação, a nota é taxativa. “A referida região está nos planos de investimento, porém, ainda não faz parte da área de cobertura da empresa neste momento. Contudo, mesmo o problema não sendo de sua responsabilidade, a Guabiruba Saneamento leva em consideração sobretudo a qualidade de vida das pessoas”. 

O posicionamento encerra destacando a necessidade de limpeza e recuperação do curso d’água e o local e atrubiu que o problema foi gerado pela criação de animais próximos da nascente.

O criadouro foi onde foi desativado para que a água volte aos parâmetros aceitáveis. A empresa se compromete a fazer a análise de monitoramento do de resultado das iniciativas.

 

Confira a nota na íntegra

 

Comunicado

A preocupação com a qualidade da água consumida no bairro Planície Alta levou a Guabiruba Saneamento e a Prefeitura Municipal a tratarem do assunto em uma reunião realizada nesta terça-feira, dia 14. De acordo com moradores da região, a contaminação na nascente ocorreu em consequência da instalação de um chiqueiro irregular no local por onde passa o fluxo natural da água. O encontro teve a presença do superintendente da Guabiruba Saneamento, Guilherme Paladini; do prefeito, Valmir Zirke; do vice-prefeito, Cledson Roberto Kormann; da secretária de Saúde, Amanda Kormann; do procurador-geral do município, Edimar Marcos Albino, além de um representante da secretaria do Meio Ambiente e de técnicos da Vigilância Sanitária. 

 A Guabiruba Saneamento destaca que é importante a população saber que:

 1) Guabiruba tem apenas 62% de cobertura de água, reflexo da falta de investimentos por parte da antiga prestadora de serviço no município. A Guabiruba Saneamento está há pouco mais de um ano como titular dos serviços e tem como objetivo avançar na universalização do abastecimento de água com qualidade. Para isso, os investimentos e as melhorias estão sendo feitas em total cumprimento ao contrato de concessão. 

 2) A referida região está nos planos de investimento, porém, ainda não faz parte da área de cobertura da empresa neste momento. Contudo, mesmo o problema não sendo de sua responsabilidade, a Guabiruba Saneamento leva em consideração sobretudo a qualidade de vida das pessoas. Por isso, está trabalhando conjuntamente com a Prefeitura Municipal para implementar ações imediatas.

 3) Para que o córrego volte a fornecer água em parâmetros aceitáveis de qualidade, já foi eliminado o chiqueiro onde estavam os animais. Neste momento, os técnicos da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Guabiruba Saneamento atuam na avaliação da estratégia para limpeza e recuperação imediata do local afetado. A Prefeitura também está garantindo o fornecimento de água por meio de caminhão-pipa. A Guabiruba Saneamento, por sua vez, fará a análise de monitoramento do curso d’água para medir o resultado dessas importantes iniciativas.

 A Guabiruba Saneamento reafirma seu compromisso de levar água de qualidade ao conjunto da população, cumprindo rigorosamente as metas do contrato com o município.

  

Guilherme Paladini

Superintendente da Guabiruba Saneamento

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões