Fiocruz deve retomar entrega de vacinas na próxima semana

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que fará novas entregas da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 na próxima semana, normalizando as liberações ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O número de doses  disponibilizado será divulgado na próxima segunda-feira (13).

A Fiocruz já havia informado no último dia 2 que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas.

O intervalo entre as entregas ocorreu porque os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir da semana que vem. 

Desde o início do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões importadas prontas da Índia.

O número de doses produzidas no Brasil, porém, deve ultrapassar 100 milhões na próxima semana, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade. A previsão foi apresentada na Jornada Nacional de Imunizações pelo gerente do projeto de implementação da vacina covid-19 em Bio-Manguinhos, Fábio Henrique Gonçalez.

Ele detalhou ainda os avanços na produção do IFA nacional e divulgou a projeção de que será possível produzir neste ano 14 milhões de doses totalmente fabricadas no Brasil. Dessas, 6 milhões poderão ser entregues ao PNI.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Morre homem que foi esfaqueado no Centro de Brusque

Morreu na noite deste sábado (2), no Hospital Azambuja, Jeferson Souza Nascimento de 24 anos, vitima que levou uma facada na noite da última sexta-feira após uma briga no Centro de Brusque. Segundo informações da polícia Militar a Jeferson se desentendeu com outro homem que sacou de uma faca que estava na cintura. Em seguida, investiu contra a ele na tentativa de atingi-lo por diversas vezes. De acordo ainda com a PM, um terceiro homem que estava...
Continuar lendo...

Brusque está em estado de alerta por conta da grande quantidade de chuva.

Brusque amanheceu com muita chuva nesta sexta-feira (17), e o tempo frio segue durante todo o dia. A Defesa Civil inclusive está em estado de alerta por conta da possibilidade de muita chuva, em um curto espaço de tempo. Amanhã (18) o tempo também se mantêm com chuvas e o órgão alerta os brusquenses à ficarem atentos, especialmente quem vive em áreas de risco. Qualquer emergência por conta das chuvas o cidadão devem...
Continuar lendo...

Dive orienta e Brusque mantêm vacinação aos adolescentes

Em relação a orientação do Ministério da Saúde para que sejam suspensas as vacinas em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades a prefeitura de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, esclarece que segue as orientações da Câmara Técnica do Estado. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), se manifestou nesta manhã (16), através de um comunicado e orientou que os...
Continuar lendo...