(Vídeo) Moradores atribuem problemas de saúde a uso de água contaminada

Vídeos

Moradores atribuem problemas de saúde a uso de água contaminada

O aspecto turvo e o cheiro da água que sai das torneiras das casas de moradores da rua Augusto Bretzke já denunciava uma possível contaminação do líquido que chega nesta parte do bairro Planície Alta, em Guabiruba. A situação afeta a nascente que abastece casas de cerca de 40 moradores e foi confirmada por vistoria da Vigilância Sanitária, nesta semana. 

Depender da água da nascente não é uma novidade para os moradores, como comenta Cristiane Maria Zabel. Pela estimativa dela, há pelo menos 50 anos, a comunidade do entorno depende dessa fonte de água para beber e uso diário. “Quando eu nasci, isso não acontecia. Meu pai e os pais e os avós dele já usavam a água da bica lá de cima e não tinha contaminação nenhuma.”

A situação se agravou nos últimos dois anos, quando a fonte de água acabou sendo contaminada pela criação de animais. Desde lá, moradores convivem, além da coloração e mal cheiro, com problemas de saúde, que atribuem à situação. O marido de Cristiane, Jefferson Wortmeyer, exibe feridas nos braços, segundo ele, geradas por reação aos banhos com a água da nascente contaminada.

De acordo com ele, a expectativa da comunidade é que os moradores tenham acesso a água potável de forma permanente. Após a mobilização dos moradores e a vistoria no local, reservatórios de água com capacidade de 1 mil litros foram distribuídos pela Prefeitura em algumas das casas. O líquido é destinado para o consumo e foi garantido o abastecimento até a segunda-feira (13).

 

Problemas recorrentes.

A situação relatada também é recorrente entre outros moradores que consomem a água do local. A filha de Antônio Marcos Oliveira, também passou a apresentar feridas na pele e o problema foi atribuído ao uso recorrente da água. 

“Começou a dar uns carocinhos na pele, levamos na farmácia e foi identificada uma irritação na pele. Aí a minha esposa levou ela no hospital e foi detectado a presença de contaminação da água. De dois anos para cá, vem acontecendo sempre, a água bastante suja”, relata. 

Márcia Cristina dos Santos é outra que percebeu os reflexos da água na saúde. Segundo ela, há cerca de seis meses passou a sofrer de problemas estomacais como gastrite e a presença de uma bactéria. 

Para amenizar a dependência da água contaminada para o consumo, ela relata ser necessário comprar ou buscar na casa da sogra, onde há um poço artesiano. O custo torna inviável a solução nas atividades diárias, como a limpeza da casa, lavagem de roupas ou banho. 

Abastecimento temporário

Em nota, a prefeitura de Guabiruba confirma ter fornecido de forma temporária água potável para a população local e que o fornecimento é de responsabilidade da Guabiruba Saneamento. De acordo com os moradores, atualmente não há tubulação da rede pública que abasteça as residências do entorno. Até o fechamento, não foi possível contatar com a Guabiruba Saneamento. 

 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Guabiruba comunica que já providenciou água potável temporariamente no local, e reforça que a responsabilidade do fornecimento da água na cidade é da Empresa Guabiruba Saneamento.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba confirma mais quatro novos casos de coronavírus

A Prefeitura de Guabiruba informou o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (14). Foram confirmados quatro novos casos , por teste Antígeno e particular, sendo três mulheres e um homem.  Ao total, Guabiruba registra 4122 casos de Covid-19, destes, 4060 estão recuperados e 15 estão ainda ativos. O Centro de Triagem detectou 18 casos suspeitos. Guabiruba não possui cidadãos internados no momento.  Até agora, Guabiruba...
Continuar lendo...

Futebol solidário de comunicadores arrecada doações

O que era para ser uma simples partida de futebol, com confraternização entre profissionais da área da imprensa, acabou se tornando uma grande ação social. O jogo de futebol realizado na tarde deste sábado, 11, no bairro Santa Rita, em Brusque, no Premier Arena Soccer, terminou com arrecadação de vários itens de higiene, limpeza e alimentos que serão doados a uma entidade de caráter social.  O 1° Futebol...
Continuar lendo...

PC prende três em combate ao roubo de carga

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da DEIC, deflagrou uma operação policial visando prender pessoas envolvidas em um roubo de carga de bobina de aço, avaliada em R$ 371.111,33, que teria sido embarcada na cidade de São Francisco do Sul,  SC, e tinha como destino São Paulo, SP. A operação aconteceu nas cidades de Itapoá, Navegantes e Guaratuba, PR. Três pessoas foram...
Continuar lendo...