Está valendo lei que define novas formas para prova de vida no INSS

Foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União a Lei 14.199, que dispõe sobre “medidas alternativas de prova de vida” para beneficiários da Previdência Social durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, a prova de vida foi uma medida adotada pelo governo federal com o intuito de impedir fraudes envolvendo a previdência, de forma a garantir os recursos necessários para o pagamento continuado dos benefícios.

“Para garantir a segurança de aposentados e pensionistas, a nova lei cria a possibilidade de realização da prova de vida por meios alternativos, que serão ofertados pela rede bancária, assim como a priorização do atendimento, quando houver necessidade de apresentação presencial nas agências”, informou, em nota, a pasta.

A nova lei prevê que pessoas acamadas, hospitalizadas, com dificuldades de locomoção ou que sejam maiores de 80 anos, que não possuam procurador ou representante legal cadastrado, podem solicitar a prova de vida por meio de atendimento domiciliar, quando necessário. Prevê também a possibilidade de solicitarem “atendimento facilitado da instituição financeira onde esteja seu pagamento”.

Além disso, ela prevê gratuidade para as ligações telefônicas realizadas para a Central 135, tanto a partir de telefones fixos como por celular.

“A sanção presidencial ao projeto é importante para prover outros meios de comprovação de vida para recebimento de benefícios previdenciários, ao mesmo tempo em que se observam as restrições impostas pela pandemia da covid-19”, justificou a secretaria.

Como a nova lei oferece alternativas para a comprovação de vida de segurados, Bolsonaro vetou o artigo que previa suspensão, até 31 de dezembro de 2021, da exigência de comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Sancionada lei que dá nome à margem esquerda da beira rio

O prefeito de Brusque, José Ari Vequi, sancionou na tarde desta sexta-feira (3) a lei aprovada pela Câmara Municipal de Brusque, que denomina Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira o trecho da margem esquerda da beira rio. Vequi destaca que a homenagem ao ex-governador, e ex-senador Luiz Henrique, é em reconhecimento pelo grande homem público que foi, e por ter contribuído muito para o desenvolvimento do município. Vequi também...
Continuar lendo...

Ari participa de evento na Casa de Brusque

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, esteve na noite de quinta-feira (23) na Casa de Brusque para duas solenidades importantes: o lançamento do selo comemorativo personalizado, para lembrar os 135 anos de falecimento do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque (1822-1886) e o lançamento do Anuário Notícias de VicenteSó, 2021, que tem o objetivo de resgatar e divulgar documentos de Brusque e região, desde a época colonial até os...
Continuar lendo...

Guabiruba tem dia sem registros de novos casos de Covid

Guabiruba não registrou novos casos de Covid-19 neste domingo (3), segundo dados da Vigilância Epidemiológica local. Com isso a cidade manteve os 4186 casos desde o início da pandemia. Deste total, 29 estão ainda ativos.  Pelo menos 16 casos considerados suspeitos são monitorados pelo Centro de Triagem e a cidade também não possui cidadãos internados no momento.  O número de óbitos é de...
Continuar lendo...