Prazo para regularização de débitos de MEIs encerra em 31 de agosto

Microempreendedores Individuais (MEIs) devem regularizar seus débitos (INSS, ISS e ICMS) até o dia 31 de agosto de 2021. É possível fazer o procedimento pelo recolhimento em DAS, acessando o PGMEI, ou parcelando. Para esta última alternativa, a opção é o Sebrae de Brusque entre 24 e 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A partir de setembro, a Receita Federal (RFB) encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa.

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU, enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do município ou do estado responsável pelo tributo.

Conforme a coordenadora do Procon de Guabiruba Brunelle Stedile, além da inscrição em Dívida Ativa, o MEI inadimplente poderá sofrer outras consequências. “Esses débitos inscritos em dívida ativa são encaminhados e cobrados na Justiça. Além de todos os juros, o MEI sofre algumas consequências como ter o CNPJ cancelado, perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários, ser excluído do Simples Nacional e Simei e ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.”

O MEI deve se dirigir até a agência Sebrae de Brusque para parcelamento de dívidas de 24 a 31 de agosto. Endereço: Rua Paes Leme, Nº 111 - Centro 1, Brusque, fone 47 3351-3701.

Maiores dúvidas podem ser esclarecidas com a Sala do Empreendedor na Casa da Cidadania de Guabiruba, localizada na rua José Fischer, em frente à delegacia. Fone 47 3308-3110.

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

"Dinheiro Esquecido": veja aqui se você tem valor a receber

Desde a última segunda-feira (14), milhões de brasileiros têm feito consultas para saber se possuem dinheiro ‘esquecido’ em alguma conta bancária. Trata-se de uma ação do Banco Central do Brasil, que vai devolver valores na casa dos bilhões que não foram sacados de contas em qualquer banco no país. O dinheiro, segundo o BC, se refere a valores de contas correntes e poupanças, cobranças feitas de forma...
Continuar lendo...

Caminhão perde o controle e sobe na mureta que separa pistas da rodovia

Na manhã desta quarta-feira (13), um caminhão Scania acabou perdendo o controle da direção e bateu contra a mureta que divide as duas pistas da Rodovia Antônio Heil. Segundo imagens que circulam nas redes sociais, o acidente ocorreu na altura do bairro Itaipava, em Itajaí. O motorista seguia no sentido Itajaí a Brusque. Até o momento, não há informações de feridos, se o caminhão apenas bateu na...
Continuar lendo...

Inscrições abertas para candidatos a membros do Conselho Municipal do Idoso

Vão ser eleitos em assembleia no próximo dia 29 de abril, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brusque, os novos integrantes não-governamentais do Conselho Municipal do Idoso. Os novos conselheiros, sete titulares e sete suplentes, representam a sociedade civil e devem ser indicados por organizações, entidades ou grupos que reúnem pessoas acima de 60 anos de idade. O mandato é de dois anos, com início em 01 de Junho de 2022 e...
Continuar lendo...