Prazo para regularização de débitos de MEIs encerra em 31 de agosto

Microempreendedores Individuais (MEIs) devem regularizar seus débitos (INSS, ISS e ICMS) até o dia 31 de agosto de 2021. É possível fazer o procedimento pelo recolhimento em DAS, acessando o PGMEI, ou parcelando. Para esta última alternativa, a opção é o Sebrae de Brusque entre 24 e 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A partir de setembro, a Receita Federal (RFB) encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa.

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU, enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do município ou do estado responsável pelo tributo.

Conforme a coordenadora do Procon de Guabiruba Brunelle Stedile, além da inscrição em Dívida Ativa, o MEI inadimplente poderá sofrer outras consequências. “Esses débitos inscritos em dívida ativa são encaminhados e cobrados na Justiça. Além de todos os juros, o MEI sofre algumas consequências como ter o CNPJ cancelado, perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários, ser excluído do Simples Nacional e Simei e ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.”

O MEI deve se dirigir até a agência Sebrae de Brusque para parcelamento de dívidas de 24 a 31 de agosto. Endereço: Rua Paes Leme, Nº 111 - Centro 1, Brusque, fone 47 3351-3701.

Maiores dúvidas podem ser esclarecidas com a Sala do Empreendedor na Casa da Cidadania de Guabiruba, localizada na rua José Fischer, em frente à delegacia. Fone 47 3308-3110.

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Menino de dois anos morre por picada misteriosa de animal

A morte de uma criança de dois anos neste domingo (12), acabou chocando uma cidade de Santa Catarina. Brayan Gabriel Duarte dos Santos morreu após se picado por um animal peçonhento. Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Salete, no Alto Vale do Itajaí, o menino apareceu com uma picada no pescoço entre sexta-feira (10) e sábado (11). Porém, como a família não sabia que tipo de animal poderia ter feito aquilo, ele foi levado...
Continuar lendo...

Novo Núcleo da ACIBr foca na atuação de profissionais de Recursos Humanos

Um novo núcleo foi formalizado pela Associação Empresarial de Brusque e região (ACIBr). O Núcleo de Recursos Humanos (RH) inicialmente é composto por 20 profissionais de diferentes segmentos empresariais da cidade de Brusque, Guabiruba e Botuverá. A confirmação do 24º núcleo da entidade ocorreu nesta terça-feira (21).  Segundo a coordenadora regional do Programa Empreender Facisc/Sebrae, Scheila Raquel...
Continuar lendo...

Guabiruba realiza l Encontro de Indústria e Comércio

A Prefeitura de Guabiruba novamente formalizou seu apoio institucional ao Programa Brasil Mais, que tem como objetivo aprimorar as capacidades gerenciais, produtivas e digitais de empresas brasileiras, promovendo melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto para os empresários catarinenses, gerando aumento da produtividade e da competitividade nas micro e pequenas empresas. Visando esses conceitos, no dia 6 de outubro será realizado o primeiro Encontro de...
Continuar lendo...