Prazo para regularização de débitos de MEIs encerra em 31 de agosto

Microempreendedores Individuais (MEIs) devem regularizar seus débitos (INSS, ISS e ICMS) até o dia 31 de agosto de 2021. É possível fazer o procedimento pelo recolhimento em DAS, acessando o PGMEI, ou parcelando. Para esta última alternativa, a opção é o Sebrae de Brusque entre 24 e 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A partir de setembro, a Receita Federal (RFB) encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa.

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU, enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do município ou do estado responsável pelo tributo.

Conforme a coordenadora do Procon de Guabiruba Brunelle Stedile, além da inscrição em Dívida Ativa, o MEI inadimplente poderá sofrer outras consequências. “Esses débitos inscritos em dívida ativa são encaminhados e cobrados na Justiça. Além de todos os juros, o MEI sofre algumas consequências como ter o CNPJ cancelado, perder a qualidade de segurado no INSS e, com isso, deixar de usufruir dos benefícios previdenciários, ser excluído do Simples Nacional e Simei e ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.”

O MEI deve se dirigir até a agência Sebrae de Brusque para parcelamento de dívidas de 24 a 31 de agosto. Endereço: Rua Paes Leme, Nº 111 - Centro 1, Brusque, fone 47 3351-3701.

Maiores dúvidas podem ser esclarecidas com a Sala do Empreendedor na Casa da Cidadania de Guabiruba, localizada na rua José Fischer, em frente à delegacia. Fone 47 3308-3110.

 
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Dono pagava R$100 reais para cão que sobrevivesse na rinha

Polícia Militar de Itapema e o Grupo de Operações e Resgates – GOR resgatou um pitbull que foi colocado para brigar em uma rinha, com um rotwailer, na tarde desta segunda-feira (15), em Itapema. Segundo testemunhas, o suspeito de incitar a briga teria oferecido o valor de R$100 para o proprietário do animal que saísse vivo da rinha. O delegado de plantão na Delegacia de Polícia Civil de Itapema não entendeu o caso como crime de...
Continuar lendo...

Identificado homem que morreu no carro que caiu no rio

A vítima do acidente ocorrido esta madrugada na beira rio em Brusque e que acabou falecendo é Jean Carlos Almeida Nunes (23). Ele estava no veículo que despencou no Itajaí Mirim por volta de 2h da manhã. O corpo do jovem está no IML para os procedimentos de perícia. Carlos era morador do bairro São Pedro, em Brusque. O corpo será velado na Capela Mortuária Parque da Saudade e sepultado na quarta-feira (8), às...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Secretária de Educação anuncia retorno das aulas presenciais para dia 9 de setembro

Brusque já tem data para o retorno presencial das aulas das escolas da rede pública municipal. Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, na manhã desta sexta-feira (20), a secretária de Educação, Eliani Buemo confirmou para o dia 9 de setembro o retorno presencial às aulas, em Brusque. “Preparamos as unidades para que a estrutura possa estar adequada e agora, então, finalmente,  em 9 de setembro nós vamos...
Continuar lendo...