Tribunal determina direito de resposta a Luciano Hang

A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, determinou nesta quarta-feira (18) que o site de notícias UOL publique em até 48 horas o direito de resposta do empresário Luciano Hang, sob pena de multa de R$ 10 mil reais por dia.

A determinação se deu após a desembargadora suspender a liminar obtida pelo site, na tentativa de evitar a publicação do direito de resposta conquistado pela defesa do empresário.

O direito de resposta se refere à matéria veiculada no dia 22 de junho de 2021, em que o jornalista Lucas Valença afirmava que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) teria produzido um relatório questionando a origem da fortuna do dono da Havan. No mesmo dia, a ABIN emitiu uma nota oficial esclarecendo não ser a autora de suposto relatório.

Para a decisão, a desembargadora tomou como base os documentos anexados ao processo pela defesa do empresário. Tais como a consulta formal feita à ABIN e também o relatório apresentado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), que apontou diversas inconsistências no documento utilizado como suposta fonte para a matéria do UOL.

Segundo o despacho da desembargadora, “a prova produzida pelo veículo de imprensa resumiu-se, a rigor, à apresentação de um relatório apócrifo e que poderia, pois, haver sido produzido por qualquer um. Ademais, em que pese a menção, por um senador da República, a um suposto relatório da ABIN em conversa travada via WhatsApp, a carga probatória de tal declaração perde força na presença do documento colacionado pelos requerentes, mormente porque mencionado senador não atestou a veracidade do documento, nem declara ter sido o responsável pela sua transmissão à requerida”, destacou, referindo-se às informações repassadas pelo senador Renan Calheiros à equipe jornalística.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Medusa rara é vista em praia de Santa Catarina

Uma medusa gigante foi vista na tarde de sábado (01), na Ilha do Campeche, em Florianópolis. As banhistas Dafne Reinisch e Camila Andreussi avistaram o animal no mar. A espécie Drymonema gorgo tinha cerca de 60 centímetros de diâmetro  Há cerca de dois anos, em fevereiro de 2020, um outro banhista viu o animal também nas águas do Campeche. De acordo com especialistas, essa é a segunda vez que a espécie...
Continuar lendo...

VÍDEO: Motorista arrasta cachorro amarrado em carro até a morte em SC

Na noite desta terça-feira (01), por volta das 19h50, imagens flagraram um carro em alta velocidade e na contramão, arrastando um cachorro pelas ruas de Indaial, SC. Populares tentaram parar o motorista do Santana quantum preto, mas ele conseguiu fugir. Policiais Militares identificaram o autor, e deram voz de prisão por maus-tratos com requintes de crueldade. Dentro do carro ainda foram encontrados dois passarinhos, ambos pássaros nativos...
Continuar lendo...

Prefeitura emite nota de pesar pelo afogamento de menino, no Rio Branco

Com a confirmação do óbito do jovem Carlos Eduardo Couto Voss, 11 anos, a prefeitura de Brusque emitiu uma nota de pesar pelo ocorrido. O posicionamento foi emitido nesta quinta-feira (24).  No texto, é lamentado o falecimento do jovem e manifestado apoio aos familiares e amigos do jovem. Carlos Eduardo era estudante do 5º ano da Escola de Educação Básica João Hassman.   Confira a nota na...
Continuar lendo...