Com apenas seis jogadores como alternativas no banco de reservas, o Brusque visitou o Operário, pelo Campeonato Brasileiro Série B. A partida na cidade de Ponta Grossa foi o primeiro encontro entre as duas equipes.
Em um jogo aberto, ambos os times começaram buscando criar oportunidades. Em cruzamento de Airton, aos 5, o Brusque exigiu a defesa por parte do goleiro Thiago Braga. Com seis minutos, o atacante Paulo Sérgio tentou balançar as redes em cobrança de falta, mas a bola acabou desviando na barreira. Já aos 9, ele receberia outra chance, mas o chute sairia pela linha de fundo.
Nova jogada de Airton, pela esquerda, aos 15, terminou na conclusão para fora de Alex Ruan. Ele pegou o rebote depois que a defesa afastou e tentou arriscar para o gol. O chute não saiu bem e foi assinalado tiro de meta
O goleiro Thiago Braga também precisou trabalhar em chute de Nonato. O lateral desviou, mas o goleiro foi buscar. Em outro lance de ataque, com 26, Diego Mathias, recebeu bem a bola cruzada por Nonato. O meio campista acabou errando a mira.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Operário cresceu no jogo e chegou com perigo, com chute colocado de Thomaz, aos 36, mas ela passa pelo lado. Com 39, foi a vez de Éverton Alemão salvar o Brusque, afastando bola que chegaria em Longuine. Já aos 43, o meia acertaria a trave de Zé Carlos, em chute de fora da área.
Empate nos acréscimos
A volta do intervalo começa com o Brusque buscando o gol. Primeiro, com 3, foi Garcez que tentou, mas a bola ficou com o goleiro. Alex Ruan também arriscou, com um chute na entrada da área, aos 6. A bola acabou subindo.
A defesa Quadricolor também trabalhou bem aos 12. Primeiro Zé Carlos espalmou chute colocado de Paulo Sérgio, na sequência ela foi afastada. Já com 15 seria a vez da estrela do artilheiro Edu brilhar. Ele aproveitou cruzamento preciso de Airton e cabeceou para o fundo do gol.
Com a vantagem no placar, o Brusque começou a sofrer pressão por parte dos donos da casa. Primeiro, aos 19, quase que Djalma Silva encobriu o goleiro Zé Carlos. Ela saiu para escanteio. Depois Rafael Longuine bateu para o gol, o goleiro segurou.
Zé Carlos também foi crucial para manter a vantagem, aos 39 minutos. O goleirão mandou a bola para escanteio depois do chute Rafael Oller. Já nos acréscimos, com 48, Fábio Alemão aparece como elemento surpresa e desvia de cabeça para o gol, sem chances para o goleirão. Tudo igual. Operário 1 x 1 Brusque. Com o empate, o Brusque cai uma posição na tabela e é o 12º.
Operário
Thiago Braga, Alex Silva (Rafael Chorão), Reniê, Rodolfo Filemon, Fabiano (Djalma Silva), Fábio Alemão, Marcelo, Rafael Longuine (Schumacher), Thomaz (Marcelo), Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão (Rafael Oller).
Brusque
Zé Carlos, Nonato (Sandro), Claudinho, Everton Alemão, Airton, Alex Ruan (Fio), Rodolfo Potiguar, Diego Mathias, Thiago Alagoano, Maurício Garcez e Edu (Jonatha).
Arbitragem
Rafael Martins de Sá, Thiago Rosa de Oliveira, Thiago Gomes Magalhães e Elvio Kertelt Legnani