Revisão do Plano Diretor deve iniciar no segundo semestre

A edição desta sexta-feira (30) do programa Rádio Revista Cidade, recebeu a diretora de Projetos do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Ana Claudia dos Santos e o diretor de Planejamento Urbano, André Felipe Bozio. Entre os temas abordados esteve a revisão do Plano Diretor de Brusque e a fiscalização sobre a venda de produtos e placas.

A última versão do plano diretor é de 2008 e, segundo o diretor de Planejamento Urbano, André Felipe Bozio, deveria ter sido atualizado já em 2018. A tendência, segundo ele, é que o processo seja iniciado no segundo semestre deste ano e deve ser finalizado no segundo semestre de 2022.

A previsão é que o plano seja finalizado até dezembro de 2022. Hoje, um processo licitatório está em andamento para contratação de uma empresa que deve auxiliar a equipe técnica no processo.

Entre as demandas indicadas por ele para o processo está a necessidade de conhecer mais sobre a realidade da cidade. “Brusque, hoje, precisa de um levantamento de dados. Porque, hoje, tanto o Instituto Brusquense de Planejamento, quanto a prefeitura, quanto a Câmara de Vereadores quanto a própria população brusquense não conhecem a situação atual de Brusque”.

Fiscalização

Já a diretora de Projetos do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Ana Claudia dos Santos, abordou a fiscalização feita pelo setor. De acordo com ela, mesmo com limitações, o trabalho é necessário e feito em parceria com outros órgãos públicos.

Quanto aos problemas de sinalização de ruas, ela indica que a previsão é que 500 placas devem ser instaladas até o fim do ano. Ana Claudia reconhece que este é um ponto considerado “problemático na cidade.

Ela atribui os problemas na sinalização à empresa responsável pela confecção das placas. “A gente manda tudo certinho conforme a lei e vem errado. Aí eles instalam, não são todas que a gente consegue ver”, relata, sobre os erros constatados nos nomes ou indicações de bairros constatados.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem que arrancou coração de preso é encontrado morto em cela

Ontem segunda-feira (23) em uma cela da Penitenciária Industrial de Blumenau agentes prisionais encontraram o corpo do detento Luiz Carlos Keller, 25 anos. O homem estava preso desde o ano de 2017, e respondia por crimes de roubo, furto, bem como respondia pelo crime cometido contra outro detento no ano de 2020, do qual ele matou e arrancou o coração de Alexander Alves. Por determinação judicial, Luiz Carlos Keller estava sozinho na cela. As causas da morte e...
Continuar lendo...

Brusque registra 15 novos casos de Covid-19

Com registro de mais 15 novos casos neste domingo (12), a cidade de Brusque soma um total de 28.939 casos confirmados desde o começo da pandemia. Conforme os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde do total de casos, 28.464 são considerados recuperados. Há 160 casos ativos e 27 em investigação. Estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duas pessoas e quatro em enfermaria. A...
Continuar lendo...

A partir de amanhã, Guabiruba retorna as aulas 100% presenciais

As aulas do ensino municipal (infantil e fundamental) retornam a ser 100% presenciais a partir de 1° de setembro em Guabiruba, conforme o Decreto Estadual 1.408 de 11 de agosto 2021. Somente crianças com comorbidades (que apresentem atestado médico), permanecerão com as aulas no ensino remoto. Para Alfred Nagel Neto, secretário de educação, o retorno dos estudantes é fundamental para o seu desenvolvimento acadêmico. “No ano...
Continuar lendo...