A edição desta sexta-feira (30) do programa Rádio Revista Cidade, recebeu a diretora de Projetos do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Ana Claudia dos Santos e o diretor de Planejamento Urbano, André Felipe Bozio. Entre os temas abordados esteve a revisão do Plano Diretor de Brusque e a fiscalização sobre a venda de produtos e placas.
A última versão do plano diretor é de 2008 e, segundo o diretor de Planejamento Urbano, André Felipe Bozio, deveria ter sido atualizado já em 2018. A tendência, segundo ele, é que o processo seja iniciado no segundo semestre deste ano e deve ser finalizado no segundo semestre de 2022.
A previsão é que o plano seja finalizado até dezembro de 2022. Hoje, um processo licitatório está em andamento para contratação de uma empresa que deve auxiliar a equipe técnica no processo.
Entre as demandas indicadas por ele para o processo está a necessidade de conhecer mais sobre a realidade da cidade. “Brusque, hoje, precisa de um levantamento de dados. Porque, hoje, tanto o Instituto Brusquense de Planejamento, quanto a prefeitura, quanto a Câmara de Vereadores quanto a própria população brusquense não conhecem a situação atual de Brusque”.
Fiscalização
Já a diretora de Projetos do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Ana Claudia dos Santos, abordou a fiscalização feita pelo setor. De acordo com ela, mesmo com limitações, o trabalho é necessário e feito em parceria com outros órgãos públicos.
Quanto aos problemas de sinalização de ruas, ela indica que a previsão é que 500 placas devem ser instaladas até o fim do ano. Ana Claudia reconhece que este é um ponto considerado “problemático na cidade.
Ela atribui os problemas na sinalização à empresa responsável pela confecção das placas. “A gente manda tudo certinho conforme a lei e vem errado. Aí eles instalam, não são todas que a gente consegue ver”, relata, sobre os erros constatados nos nomes ou indicações de bairros constatados.