As tentativas de golpes com dados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) continuam surgindo. Uma moradora de Brusque entrou em contato com a Rádio Cidade para alertar sobre contato que recebeu de criminosos esta semana.
Segundo ela, uma ligação foi feita para sua residência. No outro lado, a pessoa se identificava como funcionária do INSS e pedia que confirmasse algumas informações. Passou, inclusive, um contato de WhatsApp para que a conversa pudesse ser ampliada. Lá, ela recebeu uma série de informações pessoais suas, algo que nunca passara a ninguém.
Em uma nova ligação telefônica, já desconfiada, ela pediu que a filha conversasse com a pessoa no outro lado, que se negou, afirmando que somente falaria com a mãe da jovem.
A mulher alerta para que pessoas idosas, principalmente aposentados, não passem nenhuma informação a respeito de si para quem fizer contato se dizendo ser do INSS.
“Soube que várias pessoas estão recebendo essas ligações aqui em Brusque”, contou ela à Rádio Cidade.
O que diz o INSS sobre o assunto
O INSS afirma que golpistas estão se aproveitando das revisões que o órgão realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:
- mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
- caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat;
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).