(VÍDEO) Ação de prevenção contra hepatite ocorre hoje na praça

Vídeos

Ação de prevenção contra hepatite ocorre hoje na praça

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, nesta quarta-feira (28), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Brusque estão mobilizados na realização de uma ação na Praça Barão de Schneeburg, no Centro. A ideia é oportunizar à comunidade a fazer o teste de detecção de doenças como sífilis e HIV. 

A atividade teve início pela manhã, das 8h às 12h, e segue no período da tarde, das 13h às 17h. 

A enfermeira Gisele Pruner Koguchi destacou a importância da prevenção dessas doenças. “A prevenção sempre é muito importante. As hepatites virais, principalmente a hepatite B e C, que é transmitida via relação sexual, compartilhando objetos contaminados, como cortador de unha, gilete, alicate, através de cirurgias, uso de drogas. A gente então realiza essa testagem. Esse é um vírus que acomete principalmente o fígado e se a pessoa não acompanha, não faz um tratamento precoce, poderá ter complicações”

Ela explica que por serem doenças silenciosas é imprescindível a realização de testes. “Nem todo mundo tem sintomas e as vezes é pelo acaso, através de testagem que a pessoa vai ter o diagnóstico. Tivemos vários diagnósticos em ações semelhantes a essa Por isso a gente julga tão importante esses eventos”. 

A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, também esteve no local e destacou a intenção da secretária com eventos específicos, em locais públicos.  

“Essa ação visa oportunizar as pessoas que estão passando pelo local, as vezes de folga do trabalho. Porque às vezes nos horários das Unidades Básicas de Saúde, onde se faz os testes as pessoas não conseguem ir, por estarem ocupadas”.

Ariane salientou que ações semelhantes devem voltar a acontecer. “A pandemia acabou impedido que a gente realizasse eventos semelhantes a esses, mas, agora, gradualmente, estamos voltando para oportunizar a população em relação a outras doenças. A gente sabe que não é só pandemia. Têm outras doenças e que precisamos prevenir e realizar os testes”.

Caso você não tenha tido a oportunidade de prestigiar a ação, a enfermeira Gisele explica que a todas as unidades de saúde tem disponíveis os mesmos testes, de forma gratuita.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão de ambulância com carro mata três pessoas na BR 470

Três pessoas morreram após uma ambulância bater contra outro carro nesta segunda-feira (30). O acidente foi na BR 470, na cidade de Brunópolis, durante a madrugada. Uma ambulância da cidade de Monte Carlo se chocou com o caminhão Iveco/Tector, com placas de Concordia. Segundo informações da Policia Rodoviária Federal, as três pessoas que morreram estavam na ambulância, sendo elas o motorista, um homem de 48 anos, um...
Continuar lendo...

Carlos Renaux bate o Guarani, em Palhoça

Na tarde desta segunda-feira (23) o time do Carlos Renaux jogou pela 13ª Rodada do Catarinense Série B, às 15h, no Estádio Renato Silveira, em Palhoça, contra o Guarani. O objetivo principal do técnico Paulo Massaro, era buscar pontos necessários para manter o time longe das últimas posições da competição. Para o confronto, o técnico Massaro não contou com Vini Urbano entre seus titulares, por...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Bolsonaro anuncia aumento de 50% no Bolsa Família e mudança no nome do programa

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (9) que o Bols Família será reajustado em 50%. O anunciou foi feito na presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. “Sabemos que a pandemia trouxe uma inflação nos alimentos para o mundo todo. Não podemos deixar desassistidos exatamente os mais vulneráveis”, disse ele. Na ocasião, o presidente também anunciou mudança no nome...
Continuar lendo...