Quarta-feira tem teste rápido de hepatites na Praça

Quem circular pela Praça Barão de Schneeburg nesta quarta-feira (28), terá a oportunidade de fazer o teste de detecção de hepatites, sífilis e HIV. Das 08h às 12h e das 13h às 17h, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão mobilizados para marcar, na cidade, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A ação terá, ainda, a distribuição de preservativos. 

Considerada uma doença silenciosa, que atinge cerca de um por cento da população brasileira, a patologia pode gerar sérias consequências, como a cirrose e o câncer no fígado, que podem levar o indivíduo à morte. 

Por conta disso, no Brasil e no mundo, o chamado “Julho Amarelo” tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade para a necessidade de se fazer o teste rápido de diagnóstico como forma de prevenção e diagnóstico precoce. 

Em Brusque, além da ação especial de quarta-feira, o Julho Amarelo vem tendo a oferta do teste rápido durante todo o mês nas Unidades Básicas.  

Silenciosa

As hepatites são um conjunto de doenças causadas por um vírus que ataca o fígado, que podem deixar o paciente ictérico (com aparência amarelada), com enjoo, vômito e dor de barriga. Também podem se tornar crônicas. Neste caso, o paciente não sente nada, muitas vezes nem sabe que tem o problema. 

Existem alguns tipos de hepatites, e as mais comuns no Brasil são a B e C. A hepatite B não tem cura, mas tem tratamento - que diminui os riscos de cirrose e de câncer de fígado. E a hepatite C tem cura. Então, quem descobre que tem a hepatite C, é um paciente que a equipe de saúde consegue tratar e curar. 

Há, inclusive, entre os especialistas da área, a meta de, em alguns anos, ser eliminada a hepatite C. “Se todo mundo estiver tratado, não haverá mais transmissão e se eliminará a patologia”, prevê a médica gastroenterologista da Secretaria de Saúde de Brusque, Josiane Fischer. A profissional revela que, em Brusque, a maior incidência de casos é de hepatite tipo B.  

Segundo a médica, como as hepatites, na grande maioria dos casos, vão manifestar sintomas apenas em estágios já avançados da infecção, é essencial que a população procure o serviço público de saúde e solicite o teste de detecção. “Isto porque a avaliação é específica, não está inclusa em um hemograma normal, por exemplo”, explica. 

E não é preciso nem prescrição médica. “Na própria UBS, com a equipe de enfermagem, é possível fazer o teste rápido. E caso o resultado seja positivo para hepatites, a pessoa já é encaminhada para tratamento especializado”, acrescenta Josiane Fischer.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Uso de máscaras em SC será obrigatório até dezembro

Autoridades na área da Saúde em Santa Catarina, descartaram a possibilidade de não usar máscaras nos próximos meses do ano no Estado. Especialistas apontam a escalada da variante Delta em todas as regiões, já são 43 casos registrados no Estado. A intenção de desobrigar pessoas a usarem máscaras no país é uma vontade do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou recentemente dialogar com o Ministro da...
Continuar lendo...

Boletim indica redução de contaminações por Covid-19, em Brusque

A cidade de Brusque chega a 29.072 casos confirmados de Covid-19 desde o começo da pandemia. Mas o dado que vem chamando atenção desde domingo (19), positivamente, e que também foi divulgado no novo boletim epidemiológico trazido pela Diretoria de Vigilância em Saúde na tarde desta segunda-feira (20), é que o município zerou o número de pessoas internadas em enfermaria, situação que não era registrada...
Continuar lendo...

Muita comoção pela morte de jovem que caiu de carro no rio

Amigos de familiares se manifestaram de forma comovente nas redes sociais pela morte de Jean Carlos Almeida Nunes. Ele estava no veículo Fox que caiu na madrugada desta terça-feira (7), no Rio Itajaí Mirim, em Brusque. Jean tinha 23 anos de idade e era morador do bairro São Pedro, em Brusque. O corpo está sendo velado na capela mortuária do cemitério Parque da Saudade e o sepultamento vai ser realizado nesta quarta-feira (8), às 11h...
Continuar lendo...