Curso aprimora habilidade de idosos para identificar fake news

Todo dia chega no celular uma notícia surpreendente, mas saber diferenciar o que é verdadeiro do que é falso requer habilidades. Para sensibilizar os idosos, público-alvo preferencial das chamadas fake news, um curso online da Universidade de São Paulo (USP) quer mostrar a importância da averiguação de mensagens e informações.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) de forma gratuita e remota, o curso vai apresentar atitudes e práticas que podem contribuir para reduzir a disseminação de notícias falsas em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. 

As aulas serão ministradas em uma plataforma online e ocorrerão de 2 de agosto a 3 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. As atividades são destinadas a quem tem 60 anos ou mais, já possui smartphone com sistema Android (7.0 ou superior) e tenha noções sobre o uso do aparelho, que deve estar habilitado para navegar na internet. 

Para efetuar a inscrição, os interessados devem ter e-mail. Além disso, para poder assistir as aulas, os alunos devem ter acesso à internet

As inscrições podem ser realizadas até dia 30 de julho, exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP. Há apenas 30 vagas disponíveis que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos pedidos de inscrição.

O curso é coordenado pela professora Kamila Rios e será ministrado pela professora Maria da Graça Pimentel, ambas do ICMC, com o apoio de diversos colaboradores. A proposta é promover discussões e exercícios práticos sobre estratégias de identificação de desinformação, com apoio de material didático fundamentado em componentes teóricos das áreas de sociologia e pedagogia.

“A ideia do curso surgiu quando observamos que muitos dos idosos passavam adiante notícias falsas, sobretudo sobre política e sobre a covid-19. O curso foi a forma que achamos de convidar esses idosos para terem contato com as formas de produzir essas notícias e as consequências de passar para frente esse tipo de conteúdo. Uma forma de conscientizar sobre o assunto”, afirmou a coordenadora do curso.

Também serão oferecidos aos idosos conhecimentos a respeito de comportamentos comuns, em especial, nos ambientes virtuais, como aplicativos de comunicação instantânea (Whatsapp, Signal e Telegram); redes sociais (Facebook e Instagram); e plataformas como YouTube e Google Search.

programação completa do curso pode ser acessada pela internet

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Primeira-dama do Estado lança oficinas gratuitas de elaboração de projetos para captação de recursos em parceria com a Unifebe

Os representantes das entidades do terceiro setor de Brusque e região terão a oportunidade de aprender, gratuitamente, como elaborar projetos de captação de recursos públicos para desenvolver ainda mais ações em prol da sociedade. A primeira-dama e presidente da Rede Laço, Késia Martins da Silva, acompanhada do Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Social, Daniel Netto Cândido, lançou oficialmente nesta...
Continuar lendo...

URGENTE: Corpo do menino arrastado no rio é encontrado

Por volta das 08h55 da manhã desta quinta-feira (24), o corpo do menino de 11 anos desaparecido no rio Itajaí-Mirim foi encontrado pela equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. A equipe havia retornado as buscas por volta das 06 da manhã de hoje, quinta-feira (24). Depois de pouco mais de duas horas, os mergulhadores encontraram o menino. Ainda não há informações da identidade da vítima.
Continuar lendo...

Modelo catarinense vai disputar o Miss Europa

Natural de Campos Novos, em Santa Catarina, Mariani Piaget, vai disputar o Miss Europa. A modelo e influenciadora, que mora em Dubai, vai representar Mônaco. Ela conta que foi convidada pela produção do concurso. "Eu recebo convites há muito tempo. Muitas pessoas sempre me falaram que eu deveria participar, aí veio o convite e aceitei. Até porque acho que agora estou preparada para enfrentar um concurso como esse, psicologicamente e fisicamente...
Continuar lendo...