OSB Brusque é finalista da 3ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) é um dos finalistas da 3ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina, promovido pelo Departamento de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública, sendo esta edição realizada pela Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de Santa Catarina e apoiadores.

A edição tem como tema: Transparência com Cidadania e o OSB Brusque concorre na modalidade “Gestão de Obras e Serviços Urbanos” com o Programa de Colaboração e Monitoramento de Contratos e Licitações.

As próximas etapas ocorrem entre hoje e quinta-feira, 20 a 22 de julho, de maneira virtual, com a apresentação dos projetos.

Programa

Todos os anos, os municípios gastam milhões de reais em compras públicas. Tendo isso como ponto de partida, o OSB Brusque busca, de forma técnica e propositiva, atuar no monitoramento das licitações e contratos, para a melhoria dos editais responsáveis por estas compras.

Em 2019, com o monitoramento de 318 editais, foram incluídas 50 novas cláusulas nas licitações de obras, bem como diversos pedidos de análise feitos pela prefeitura.

“Em 2011, iniciamos o acompanhamento de licitações, participando dos certames e conferindo a lisura do processo. Porém, em 2019 o projeto tomou novos rumos. Percebeu-se que a atuação deveria ser feita de outra forma: propondo melhorias que poderiam ser aplicadas à todos os editais, melhorando, de forma preventiva e com base em boas práticas retiradas de outros compradores da esfera pública, as aquisições do município de Brusque”, conta o consultor em licitações e contratos, Samuel Patissi.

Segundo o presidente Claudemir Marcolla, chegar à etapa final da premiação reforça o comprometimento de toda equipe com a missão da entidade. “ É muito gratificante ver o trabalho sério do OSB Brusque e toda sua equipe ser reconhecido nesta edição. Independente do resultado final, quem ganha é toda a sociedade com profissionais capacitados empenhados em melhorar a cada dia a gestão e transparência pública”, afirma.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões