Arquibancadas lotadas, os muros do estádio por onde se via tinha pessoas. Quem nunca ouviu falar do famoso jogo do dia 30 de março de 1958. Para alguns, o maior jogo da história do futebol catarinense. Uma partida cujo visitante, o Botafogo do Rio de Janeiro, retornou ao palco da mesma neste sábado (17), o Estádio Augusto Bauer. Naquela data, 63 anos atrás, de um lado estava o Carlos Renaux de Juninho, Teixeirinha, Petruscky e Agenor. Do outro, o Glorioso Botafogo de Mané Garrincha, Nilton Santos, Didi e Quarentinha. Um amistoso que terminou em 5 a 5, mas que chegou a ter o Carlos Renaux vencendo por 5 a 1 a equipe carioca.
Foi quando o técnico da equipe carioca soltou a tão famosa frase: “Vamos ser goleados por um time de fábrica?”. Os cariocas reagiram e acabaram empatando o jogo no final. Voltando para o jogo desta noite, ele foi diferente por não ter o público no estádio. O que não foi um empecilho para alguns torcedores da equipe carioca irem até o hotel para receber os jogadores. “Não esperava. Muito feliz por ver o Botafogo aqui em Brusque. É um sonho que está se realizando”, comentou o torcedor Wilson Schmidt Junior, que teve até foto sua publicada na página do time carioca.
O duelo desta noite foi valido pela décima segunda rodada do campeonato Brasileiro série B. De um lado, o time do artilheiro Edu o Brusque Futebol Clube, que estava na 11ª colocação, contra o time do Botafogo, que tem como estrela o atacante Chay. O fogão entrou em campo uma posição atrás do marreco. Voltando ao ano de 1958, aquela data foi marcante não só pelo resultado do jogo. Foi em Brusque que os jogadores do time carioca souberam, pelo rádio, que estavam convocados para a Copa do Mundo. O Brasil conquistaria seu primeiro dos cinco titulos.