Governo do Estado homologa situação de emergência de Brusque, em virtude das chuvas do mês de junho

O Governo do Estado de Santa Catarina publicou na segunda-feira (5), a homologação do decreto municipal de situação de emergência 8.943 de 10 de junho. Este reconhecimento do decreto possibilita que Brusque solicite recursos para ação de emergência via governo estadual.

Por meio do Decreto Estadual 1.359/2021 fica homologado por 180 dias a situação de emergência nível 2, em Brusque, como explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Cugiki: “Este é um trâmite um pouco lento devido a toda documentação necessária. Mas agora poderemos solicitar recursos em nível estadual, para as ações que se fazem necessárias na cidade”.

Cugiki esclarece ainda, que paralelamente, está em análise no Governo Federal, o mesmo processo. “Em poucos dias deve ser publicada nossa portaria e então poderemos efetivar as solicitações de recursos emergenciais também em nível federal”, pontua.

Chuvas causaram mais de cem ocorrências

Após as chuvas que atingiram Brusque nos dias 9 e 10 de junho, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município registrou 118 ocorências. Foram registrados: 68 alagamentos em residência nos bairros Limeira e Poço Fundo, 25 alagamentos em via pública (Limeira e Primeiro de Maio), um deslizamento em via pública (Limeira), 13 deslizamentos em residência (Paquetá e Limeira), duas ocorrências de Erosão Fluvial (Limeira Alta), quatro quedas de muro (Volta Grande e Limeira Alta), uma queda de telhado (Planalto), três quedas ou risco de queda de ponte (Guarani e Limeira) e um rompimento de tubulação (São Luiz). 

O maior volume de ocorrências foi registrado na região do bairro Limeira, onde choveu 96,9 milímetros em 24 horas. Ao todo 276 pessoas ficaram desalojadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão entre carro e ônibus deixa quatro pessoas feridas, em Brusque

Por volta das 04h26, deste sábado (24) os bombeiros foram acionados para atender um acidente de trânsito envolvendo carro e um ônibus na Avenida Primeiro de Maio, no Bairro Primeiro de Maio.   De acordo com os bombeiros quatro pessoas que estavam no Sandero, placas de Brusque, ficaram feridas. O homem de 32 anos, que estava na carona, estava consciente e dizia sentir dores na região do tórax. Uma mulher, 33 anos, que estava no banco traseiro, estava...
Continuar lendo...

Procon divulga balanço do primeiro semestre

Cerca de 20 mil atendimentos foram efetuados no primeiro semestre de 2021 pelo Procon de Brusque. O expressivo número envolve os contatos presenciais, on-line, por telefone, e ainda, via WhatsApp e e-mail, com índice de resolutividade de 92% das reclamações formais. O órgão também realizou fiscalizações em estabelecimentos comerciais. No período compreendido entre 04 de janeiro e 30 de junho, do total de cidadãos...
Continuar lendo...

Brusque contabiliza mais 22 casos de covid-19

Chegam a 27.683 os casos confirmados de Covid-19 em Brusque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Esta é a informação do boletim epidemiológico divulgado na tarde deste sábado (31), pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 22 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 26.747 pacientes estão recuperados. Há 638 casos ativos...
Continuar lendo...