Estudantes sugerem livros para bibliotecas públicas da região

Uma Mulher no Escuro e Torto Arado são algumas das obras indicadas pelos acadêmicos da 4ª fase de Letras/Inglês da Unifebe, na relação de sugestões literárias encaminhadas às bibliotecas de Brusque e região. O material desenvolvido pelos estudantes na disciplina de Teoria Literária I, da professora Maria Salete Daros de Souza, teve como objetivo contribuir para a atualização do acervo literário das bibliotecas. A listagem foi entregue para bibliotecas públicas das cidades de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, Navegantes, São João Batista e Canelinha, além da biblioteca da própria Unifebe. 
De acordo com a professora Salete, a seleção encaminhada possui diferentes gêneros literários, premiados nos últimos dois anos em suas respectivas categorias por quatro importantes prêmios da literatura nacional, como o Prêmio Jabuti, São Paulo de Literatura, Biblioteca Nacional e Oceanos. 
“A ideia da pesquisa foi muito bem recebida pelos acadêmicos que se empenharam em desenvolvê-la, e, em posteriormente, entrar em contato com bibliotecários (as). A atividade de extensão também cumpriu um dos objetivos institucionais, que visa articular ensino e extensão, levando para espaços não acadêmicos contribuições do fazer universitário”, destaca a professora. 
A acadêmica Glória Alice Wanka participou da pesquisa e desenvolvimento da listagem. “Sou apaixonada por livros, estou sempre grudada em um, e descobrir esses novos títulos foi enriquecedor. Acredito que para as bibliotecas essa listagem será bem aproveitada, principalmente por, nesse caso, conter livros indicados a prêmios de renome por todo o país. Com certeza são obras interessantes e que tendem a acrescentar algo na vida de quem os lê”, salienta Wanka.
Ao receber a listagem, a Biblioteca Prefeito Henrique Dirschnabel, de Guabiruba, agradeceu as sugestões. “Visto o mérito dos títulos, com certeza serão inclusos na compra anual de livros 2022. Agradecemos imensamente suas recomendações e por fazermos parte de sua experiência e progresso”, respondeu a instituição por e-mail. 
“O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) apresenta esses diferenciais, por isso, é importante articular as ações de ensino, pesquisa e extensão com o que diz o PPC. Esses três eixos juntos viabilizam a relação transformadora entre universidade e sociedade. Como somos uma instituição comunitária, essa relação com a comunidade deve ser ainda mais evidente”, enfatiza a coordenadora do curso, professora Rosana Paza.
A relação das obras literárias foi desenvolvida pelos acadêmicos Eduarda Paloschi, Glória Alice Wanka, Jean Carlos Maccarini Fischer e Samantha Carla Desplanches. Confira as sugestões de atualização dos acervos das bibliotecas em unifebe.edu.br.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões