(VÍDEO) Sine não tem controle sobre vagas não preenchidas

Vídeos

Sine não tem controle sobre vagas de emprego não preenchidas

A unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque tem se destacado em nível estadual. Tudo por conta do trabalho de busca para disponibilizar vagas de trabalho à população. Porém, ao mesmo tempo em que consegue disponibilizar elas, o órgão não tem um controle de quais são preenchidas.

Isso acontece, segundo diretor d Sine Brusque, Waldir da Silva Neto, porque o órgão tem o papel apenas de fazer contato intermediar a divulgação das vagas. Um formulário é entregue às empresas com o compromisso de que elas devolvam informações acerca das contratações, o que, raramente, acontece.

“O retorno, realmente, não estamos tendo muito. Só sabemos dessa efetivação quando a imprensa faz a comparação com dos divulgados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia”, pontua ele.

A falta de qualificação na hora de preencher as vagas continua sendo um dos grandes entraves. As vagas são informadas pelo Sine, as pessoas encaminhadas aos contratantes, mas muitas param por ali.

Segundo o diretor do Procon, algumas das vagas disponíveis exigem experiencia comprovada. Aí surge outro problema. É que muitas pessoas chegam a Brusque oriundas de estados em que há muita informalidade. Com isso, trabalhavam lá, mas não foi feito registro em carteira de trabalho.

“Porque nos municípios em que eles moravam não existia registro em carteira. Existe a diferença entre a experiencia comprovada, que é quando o empregador quer que esteja na carteira, ou só experiência”, destaca ele, afirmando que isso tem sido muito comum com pessoa que saíram do Pará para viver em Brusque.

Apesar de não te em mãos dados mais precisos sobre quantas da pessoas encaminhadas às empresas são, de fato, contratadas, Neto credita que  percentual é bastante alto.

“Acredito que, hoje, devem ter mais de 50% dos encaminhamentos em que as pessoas são, realmente, efetivadas”, pontua ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Em parceria com o Observatório Social, Samae realiza minicurso sobre licitações

No próximo dia 20 de julho, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, em parceria com o Observatório Social de Brusque, realizará um minicurso sobre termos de referência e licitações.  A palestra, destinada a servidores de variados setores da autarquia, será ministrada por Samuel Patissi, consultor em Licitações e Contratos Administrativos da entidade não governamental. A...
Continuar lendo...

Professores de Guabiruba participam de capacitação

Nesta semana os professores de Guabiruba participaram de uma capacitação. Foram três dias de aprendizado para poder trabalhar com os alunos da melhor forma. No primeiro dia de capacitação, quarta-feira (21), a formação iniciou de forma online com a palestrante, Eliane Kormann, da Unifebe, que tratou de temas como brincadeiras, intencionalidade e o papel do professor. Já na quinta-feira (22), o palestrante foi Thiago Pianezzer, que...
Continuar lendo...

Incêndio atinge residência no bairro Cedro Grande, em Brusque

Na tarde desta terça-feira (27), por volta das 13h50,o Corpo de Bombeiro de Brusque foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência. O fato foi registrado na rua Gregório Souza Silva, bairro Cedro Grande. Chegando ao local, as guarnições verificaram que o incêndio encontrava na fase de diminuição. Os militares usaram aproximadamente 4.000 litros de água para acabar com o restante do fogo. A...
Continuar lendo...