(VÍDEO) Sine não tem controle sobre vagas não preenchidas

Vídeos

Sine não tem controle sobre vagas de emprego não preenchidas

A unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque tem se destacado em nível estadual. Tudo por conta do trabalho de busca para disponibilizar vagas de trabalho à população. Porém, ao mesmo tempo em que consegue disponibilizar elas, o órgão não tem um controle de quais são preenchidas.

Isso acontece, segundo diretor d Sine Brusque, Waldir da Silva Neto, porque o órgão tem o papel apenas de fazer contato intermediar a divulgação das vagas. Um formulário é entregue às empresas com o compromisso de que elas devolvam informações acerca das contratações, o que, raramente, acontece.

“O retorno, realmente, não estamos tendo muito. Só sabemos dessa efetivação quando a imprensa faz a comparação com dos divulgados pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia”, pontua ele.

A falta de qualificação na hora de preencher as vagas continua sendo um dos grandes entraves. As vagas são informadas pelo Sine, as pessoas encaminhadas aos contratantes, mas muitas param por ali.

Segundo o diretor do Procon, algumas das vagas disponíveis exigem experiencia comprovada. Aí surge outro problema. É que muitas pessoas chegam a Brusque oriundas de estados em que há muita informalidade. Com isso, trabalhavam lá, mas não foi feito registro em carteira de trabalho.

“Porque nos municípios em que eles moravam não existia registro em carteira. Existe a diferença entre a experiencia comprovada, que é quando o empregador quer que esteja na carteira, ou só experiência”, destaca ele, afirmando que isso tem sido muito comum com pessoa que saíram do Pará para viver em Brusque.

Apesar de não te em mãos dados mais precisos sobre quantas da pessoas encaminhadas às empresas são, de fato, contratadas, Neto credita que  percentual é bastante alto.

“Acredito que, hoje, devem ter mais de 50% dos encaminhamentos em que as pessoas são, realmente, efetivadas”, pontua ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Leilão de área do Sesi Brusque abre lances até 2 de fevereiro

A venda de uma área superior aos 43,9 mil metros quadrados, parte do Centro Esportivo Sesi de Brusque, abriu o edital na última segunda-feira (17). O leilão para negociar o terreno, no quilômetro 23 da rodovia Antônio Heil, bairro Limoeiro, terá lance inicial acima dos R$ 20,7 milhões e recebe propostas até às 9h do próximo dia 2 de fevereiro.  Além da área de 43948,82 metros quadrados,...
Continuar lendo...

Brusque contabiliza mais 56 casos de covid-19

Chegam a 27.961 os casos confirmados de Covid-19 em Brusque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Esta é a informação do boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira (9), pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 56 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 27.011 pacientes estão recuperados. Há 645 casos ativos e...
Continuar lendo...

(Vídeo) Direito do Consumidor é tema de entrevista com Fábio de Souza

Especialista em direito do consumidor, Fabio Roberto de Souza participou do programa Rádio Revista Cidade desta terça-feira (15). O dia é reconhecido pela ONU como o Dia do Consumidor, reconhecido na constituição brasileira de 1988. Ele abordou desde da história e os direitos conquistados pelos consumidores, quanto o trabalho adotadas pelas empresas para adequações.“Quando surgiu o Código de Defesa do Consumidor, era uma...
Continuar lendo...