Como não ser vítima de fraudes nas compras pela internet

Comprar pela internet facilitou muito a vida das pessoas. Principalmente em um mundo onde tempo disponível parece ser privilégio de poucos. Mas, ao mesmo tempo, essa facilidade trouxe inúmeros riscos. Principalmente em relação aos goles praticados na grande rede.

Levantamento feito por uma empresa que monitora casos de fraudes na internet, a ClearSale, mostra que de março a dezembro de 2020 houve 3,2 milhões de tentativas de golpes em todo o país em relação a compras pela internet. O número mostrou crescimento de 45% sobre o mesmo período do ano anterior, 2019, quando foram registradas 2,2 milhões de tentativas de golpes.

No caso de 2020, o dado mostra crescimento ao mesmo tempo em que também explodiram as vendas pela internet por conta da pandemia do Coronavírus. Celulares, itens automotivos e alimentos estão entre os mais visados na hora da ação de criminosos. Principalmente no uso do cartão de crédito.

Abaixo, algumas dicas da Polícia Civil para não se tornar a próxima vítimas de criminosos deste tipo.

Desconfie de ofertas fora dos valores de mercado:

Não se deixe levar por ofertas imperdíveis. É recomendável acompanhar os preços de mercado.

Nunca acesse links em páginas diferentes daquelas que pretende comprar:
Anúncios podem direcionar a páginas falsas. Sempre acesse o site oficial da loja do anúncio em outra página do navegador, nunca acesse pelo link do anúncio.

Nunca acesse ofertas através de e-mails recebidos:
E-mails de ofertas de produtos, que redirecionam o cliente para uma página falsa, geram boleto, e o pagamento vai para a conta do golpista. Acesse ofertas da página oficial do anunciante, nunca pelo link enviado no e-mail.

Preste atenção no link da página:
Páginas oficiais possuem o nome da loja mais a extensão “.com.br”. Páginas falsas podem ter o mesmo nome, mas a extensão será diferente, exemplo “www.nomedaloja.net”; "www.nomedaloja.org". Preste atenção na extensão.

Verifique se o site oferece conexão segura:
Sites oficiais possuem dados codificados, que aparece um cadeado no canto superior esquerdo da página indicando se é seguro ou não. Páginas falsas geralmente, não possuem este tipo de segurança.

Aplicativos:
Utilize aplicativos oficiais de compras das lojas disponíveis na loja oficial de aplicativos do seu aparelho.

Denuncie:

181

WhatsApp: (48) 98844-0011

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões