(VÍDEO) Descuido: " Estão gerando prejuízos para terceiros", diz empresário

Vídeos

Barro espalhado, danos e prejuízo; a obra que está irritando moradores

Solução por um lado, transtorno, ainda que momentâneo, de outro. Ao mesmo tempo em que promete resolver o problema de abastecimento de água não apenas no bairro, mas em boa parte da cidade, a obra da Estação da Cristalina, em Brusque, está tirando o sono de a paciência de moradores. Não exatamente a obra, mas o barro que tem ficado espalhado pelas ruas.

Que o diga o empresário Cleber Mota, que também reside na região. Ficar com as janelas e portas abertas quando faz muito sol, nem pensar. Tudo porque a poeira rola à solta e vai tomando conta de tudo. O motivo: caminhões que retiram o barro do terreno em que será construída a ETA deixam cair pelo trajeto.

“Já ligamos para o pessoal da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente), da Samae, da Pedra Forte, que é a empresa que está efetuando esse trabalho. Um joga para o outro em relação a essa limpeza”, pontua ele.

Na frente da empresa dele é possível ver os sinais. As marcas da terra que se espalhou com a passagem dos caminhões é visível. Ameniza um pouco quando chove, se transformando em barro. Mas este é o menor dos problemas, afirma o empresário.

“A lama não é tanto o problema. O problema é a poeira. Sei que estão fazendo o trabalho deles, mas estão gerando prejuízos para terceiros”, complementa.

Durante a semana é correria devido ao trabalho. Nos finais de semana, em que se poderia descansar, a ação é de limpeza de calçadas, portas, janelas e até de lavar muitas roupas sujas da poeira. É o que afirma a também empresária Marlete Hodecker.

“Sem contar ao asfalto, que está se quebrando tudo. Tem parte que não da nem para entra nas garagens de casa porque está tudo quebrado. Está todo mundo apavorado. Tem muita sujeira”, fria ela.

O que diz o Samae

Procurado pela reportagem o Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgoto (Samae) emitiu um comunicado, assinado pelo presidente da autarquia, Luciano Cargo. No documento, ele coloca que o órgão entende o descontentamento da população com a situação que se refere à retirada de barro do local.

No entanto, alega que, desde o começo, o Samae, vem tomando cuidados a logística da obra para minimizar os impactos para a comunidade.

“Ademais, é preciso a população ter compreensão de que toda obra traz um certo transtorno em seu transcorrer. É preciso termos uma visão de longo prazo, pois estamos falando de uma ETA que vai suprir o abastecimento de Brusque em, no mínimo, 50 anos”, justifica ele.

O que diz a Fundema

A superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos, disse estar ciente do problema do barro espalhado pela via. No momento do contato da reportagem, ela assegurou que iria enviar uma equipe para avaliar a situação.  

A reportagem não obteve contato com a empresa que retira e transporta o barro do terreno para outro nas imediações.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com mais posse de bola, Brusque é derrotado pelo Vasco, em São Januário

Em jogo inédito, o Brusque viajou até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com maior posse de bola durante a partida, os erros defensivos prejudicaram a equipe catarinense. Os mandantes da partida começaram a partida pressionando o Quadricolor.  O Bruscão tentava responder com algumas escapadas. Em uma delas, aos quatro, Airton, pela esquerda cruzou, mas a bola foi cortada por Leandro...
Continuar lendo...

Menina atropelada e morta era aluna da Escola Cedro Alto

A Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto publicou uma nota de pesar pela morte de uma de suas alunas, vítima de atropelamento neste sábado (17). Milena Ketlin Ristow (9) foi atingida por um Fiat Uno na Rua Davi Hort. Ela estava acompanhada da mãe. A Polícia Militar, conseguiu localizar o veículo, um Fiat/Uno, bem como identificar o motorista, do qual foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Brusque. Milena era aluna do quarto...
Continuar lendo...

Brusque prepara novidade na estrutura física do clube

Na tarde desta segunda-feira (21), chegaram na cidade dois containers ao estádio Augusto Bauer. O Brusque Futebol Clube está em ascensão no futebol nacional e, pensando neste momento e no torcedor, o clube vai finalizando as obras de sua futura loja. Um novo espaço para sala de imprensa, onde serão feitas as coletivas, será criado. A negociação foi feita entre o diretor de marketing do Brusque, Sandro Ortiz, e a empresa Evolution...
Continuar lendo...