(VÍDEO) Polêmica: moradores questionam instalação de empresa

Vídeos

Moradores questionam instalação de empresa

A instalação de uma empresa de tratamento de resíduos na área industrial do bairro Limeira, em Brusque, está preocupando moradores. Eles temem que o serviço que será executado lá crie mau cheiro e afete as proximidades. A empresa é uma das que conseguiu a doação de terreno da Prefeitura para atuar região.

Um dos moradores é Valdecir Pretti. Ele reside nas proximidades, abaixo da área onde será instalada a empresa e outros empreendimentos. São vários terrenos da família, que vive há muitos anos no bairro.

“O medo nosso é esse. Não sou contra abrir empresas. Dá emprego e tudo mais. A população em si se preocupa que vai dar mau cheiro”, disse ele à reportagem da Rádio Cidade.

O processo de instalação da empresa já está em execução. A estrutura começou a ser montada. Os tanques que farão o tratamento do material coletado também já ocupam espaço no imóvel.

O empresário Amilton Gamba, proprietário do empreendimento, disse que o temor dos moradores é normal, mas que nada disso será realidade. A tecnologia utilizada no processo é baseada em modelo da Alemanha e há mais de nove mil projetos semelhantes já instalados pelo mundo.

“Isso aqui foi muito bem estudado e, como já falei aqui com a comunidade, bem como para todos os órgãos, estudamos muito bem o projeto. Isso não vai ter impacto e nem odor excessivo. Vamos estar sempre vigilantes nesse quesito”, pontuou ele.

Segundo Gamba, todos os ajustes nas redondezas para impedir problemas de impacto ambiental aos moradores estão sendo tomados.

A superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), Ana Helena Boos, disse à reportagem que o órgão ainda aguarda alguns documentos a serem encaminhados pela empresa. Sem isso, ainda não é possível se fazer uma análise mais detalhada sobre os impactos quanto ao mau cheiro temido pelos moradores.

“Está se aguardando toda a documentação para que possamos nos manifestar”, explicou ela.

A área industrial do bairro Limeira Alta teve sua aprovação em 2019, através de uma lei que delimitou o perímetro de instalação de empresas naquela região da cidade e deu amparo legal para a doação de terrenos a empresas interessadas.

Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto que faz a doação a quatro delas, inclusive a citada na reportagem. Apesar de aprovado, o tema gerou embate entre vereadores, que questionaram a forma como a Prefeitura vem tratando deste processo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO) Novo time de Brusque tem ambição e quer ganhar o Brasil

O time profissional de vôlei feminino de Brusque realizou o seu primeiro treino e, também, a primeira seletiva de novos talentos esta semana, na Arena Brusque. A equipe, que já está com nove jogadoras contratadas, segue fazendo “peneiras” para selecionar atletas de Brusque. Quem vai comandar a equipe brusquense é o Maurício Thomas. Ele já foi campeão da Superliga Nacional Masculina de Vôlei por duas vezes seguidas, como...
Continuar lendo...

Ponte da rua DJ-003, Bairro Dom Joaquim, recebe trave de altura

A Prefeitura de Brusque, por meio da Diretoria de Trânsito, informa que a a ponte na Rua DJ-003 (Beira Rio), no bairro Dom Joaquim, está interditada para caminhões, ônibus e veículos com altura superior a 2,30m. A medida foi necessária já que o excesso de peso tem prejudicado a estrutura da ponte. Os condutores que transitam pela Rodovia SC-486 em direção a rua DJ-003 deverão acessar a rua Irmã Josefina seguindo...
Continuar lendo...

(Áudio) Um dos dois baleados em Brusque segue hospitalizado

Ainda está hospitalizado um dos homens baleados em Brusque na madrugada do último domingo (27). Ele foi ferido no bairro Águas Claras, na região do Residencial Minha Casa, Minha Vida, em um caso de tentativa de duplo homicídio. De acordo com o delegado Alex Reis, da Polícia Civil, as circunstâncias e tudo  que levou ao fato ainda estão sendo apurada pela investigação. Diligências ocorrem no sentido de coletar mais detalhes e confirmar se a motivação de fato condiz com o que foi...
Continuar lendo...