Saiba quais sinais de que o idoso está sofrendo violência

O dia 16 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que recebe atenção da comunidade internacional.

Alterações de comportamento, machucaduras pelo corpo sem explicação, isolamento do convívio com amigos, com pessoas da vizinhança e com familiares são alguns dos sinais que podem indicar que esteja ocorrendo violência.

Prestar atenção aos sinais de alerta é essenciais. A Polícia Civil alerta que se a pessoa perceber que algum idoso possa estar sofrendo alguma forma de violência deve procurar a Polícia Civil.

Se aconteceu algo nesse sentido telefone para o Disque Denúncia da Polícia Civil (181) ou mande uma mensagem para o WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011.

Golpes

Idosos têm sido vítimas de crimes praticados por telefone. Golpistas ligam para os idosos e pedem o número do cartão bancário, a senha de segurança do cartão, dados relativos ao CPF e RG. Em alguns casos, eles informam que vão mandar um motoboy buscar um cartão do idoso para que seja encaminhado ao banco.

Converse com o idoso, evite que terceiros mandem essas mensagens e enganem a pessoa idosa a praticar crimes. Lembre-se, o cuidado e atenção de um familiar nesse momento é importantíssimo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões