Saiba quais sinais de que o idoso está sofrendo violência

O dia 16 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Organização das Nações Unidas, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que recebe atenção da comunidade internacional.

Alterações de comportamento, machucaduras pelo corpo sem explicação, isolamento do convívio com amigos, com pessoas da vizinhança e com familiares são alguns dos sinais que podem indicar que esteja ocorrendo violência.

Prestar atenção aos sinais de alerta é essenciais. A Polícia Civil alerta que se a pessoa perceber que algum idoso possa estar sofrendo alguma forma de violência deve procurar a Polícia Civil.

Se aconteceu algo nesse sentido telefone para o Disque Denúncia da Polícia Civil (181) ou mande uma mensagem para o WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011.

Golpes

Idosos têm sido vítimas de crimes praticados por telefone. Golpistas ligam para os idosos e pedem o número do cartão bancário, a senha de segurança do cartão, dados relativos ao CPF e RG. Em alguns casos, eles informam que vão mandar um motoboy buscar um cartão do idoso para que seja encaminhado ao banco.

Converse com o idoso, evite que terceiros mandem essas mensagens e enganem a pessoa idosa a praticar crimes. Lembre-se, o cuidado e atenção de um familiar nesse momento é importantíssimo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem ferido em mata teve traumatismo craniano

O morador do Zantão, ferido em um acidente de trabalho por volta das 9h30 desta quarta-feira (4), no Cedrinho, atuava na abertura de rumos, por uma empresa de topografia contratada para área. No momento do acidente, eles faziam o corte de uma arvore, que acabou atingido a cabeça e clavícula. Ele foi encaminhado para o Hospital Azambuja após ter sido atingido na cabeça por galho em uma área considerada de difícil acesso. Segundo o Corpo...
Continuar lendo...

Injúria racial é registada em jogo do Brusque

Um caso de injúria racial tendo como alvo o jogador Celsinho, meia atacante da equipe do Londrina foi registrado na partida entre o Brusque FC e a equipe paranaense, neste sábado (28). As ofensas ocorreram por volta dos 45 minutos do primeiro e o jogador chegou a reclamar com a equipe de arbitragem, que relatou o caso na súmula da partida.  Entre as frases proferidas ao atleta por parte de pessoas na arquibancada do estádio Augusto Bauer a súmula...
Continuar lendo...

Guabiruba não contabiliza novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

A cidade de Guabiruba não registrou nenhum novo caso de Covid-19 nas últimas 24 horas. O boletim deste domingo (08) aponta que no total são 4014 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, destes, 3954 estão recuperados e 13 estão ainda ativos. O Centro de Triagem não detectou novos suspeitos, pois agora os resultados dos testes saem na hora. No total Guabiruba possui dois cidadãos internados em Brusque, um na enfermaria e um na...
Continuar lendo...