Setor de serviços de SC avança três vezes mais que a média nacional

Santa Catarina apresentou o segundo melhor crescimento no setor de serviços do país, 13,7%, mais que o triplo da média nacional, que foi 3,7%. Os dados são referentes ao acumulado deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020 e que ainda refletem as consequências da pandemia. Entre os maiores estados brasileiros, SC teve a maior alta em 2021. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (11), na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os números em diferentes segmentos vêm demonstrando a retomada da nossa economia. Isso tem sido possível porque viemos cumprindo o nosso papel de garantir regramentos seguros. Com muita responsabilidade, vamos avançando no setor econômico e no enfrentamento à Covid-19, com a vacinação e os protocolos sanitários”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

Os dados da variação mensal dos serviços no acumulado do ano em Santa Catarina tiveram alta generalizada e foram puxados por: profissionais administrativos e complementares (31,3%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (17,8%); informação e comunicação (9,0%); e outros serviços (8,8%).

“Em uma demonstração clara da pujança econômica do Estado, Santa Catarina apresentou nos primeiros meses de 2021 a maior alta entre os maiores estados do país. No acumulado do ano, Santa Catarina cresceu três vezes mais que a média nacional. Números que comprovam a resiliência catarinense e fortalecem as ações de enfrentamento, de cuidado com a saúde e com a manutenção do emprego das pessoas”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

Na variação acumulada em 12 meses, o setor de serviços do Estado registrou incremento de 2,3%. O crescimento foi puxado por serviços profissionais, administrativos e complementares (22,5%); transporte, serviços auxiliares ao transporte e correios (5,1%); e outros serviços (2,0%).

Receita

Quando analisado o recorte de receita do setor de serviços no mês de abril houve incremento de 34,1% em Santa Catarina, na comparação com o mesmo mês de 2020, superior ao Rio Grande do Sul e Paraná, que registraram 29,3% e 20,8%, respectivamente.

Maior número de empregos

Em abril, o setor de serviços também apresentou resultados positivos na geração de empregos formais em Santa Catarina. O maior crescimento veio nesta atividade econômica, com um saldo de 5.170 novas carteiras assinadas. Na sequência vem a indústria (+2.670), comércio (+2.053) e a construção civil (+2.021).

Turismo

A pesquisa traz ainda indicadores de volume de serviços das atividades turísticas. O setor do turismo foi um dos mais impactados pela pandemia e ainda encontra grandes dificuldades de retomar a normalidade.

Santa Catarina voltou a apontar crescimento no mês abril em relação a março de 8,3%, sendo o terceiro maior resultado do país.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque tem 48 novos casos de Covid-19

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde no fim da tarde deste sábado (26) indica que a cidade de Brusque soma 26.014 casos confirmados de Covid-19 desde o início  da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 48 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 24.928 pacientes estão recuperados. Há 812 casos ativos e 12 em...
Continuar lendo...

PRF prende homem procurado por tráfico de drogas

Policiais rodoviários federais prenderam no domingo (11) na BR 101 em Itapema, um homem procurado pela Justiça por tráfico de drogas. O homem de 23 anos dirigia um Honda/Civic placas de Itajaí. Durante consultas, os policiais identificaram que havia contra ele um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em setembro do ano passado. O condutor, que também não era habilitado, foi conduzido ao presídio de...
Continuar lendo...

Técnico do Brusque fala sobre expectativa para encarar o Vasco, neste domingo

O técnico Jerson Testoni se disse orgulhoso pela possibilidade de treinar o time na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro. O time é o sexto colocado, com 10 pontos, e encara o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, neste domingo (27). A partida começa às 21h, com transmissão pela Rádio Cidade. “Esperamos fazer nosso trabalho,  um grande jogo, competitivo, como viemos fazendo em todos os jogos da série B”, ressaltou. O...
Continuar lendo...