Vereador pleiteia a contratação de mais carteiros pelos Correios

A Câmara Municipal de Brusque aprovou nesta terça-feira, 8 de junho, com dez votos favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção, o Requerimento nº 61/2021, que propõe o envio de mensagem à Superintendência Estadual dos Correios de Santa Catarina solicitando a realização de estudos que objetivem a contratação de mais carteiros pela empresa pública. A proposição é de autoria do vereador Jean Dalmolin (Republicanos).

O pedido cita como justificativas o grande volume de correspondências e mercadorias devido ao crescimento do mercado online, o acúmulo de encomendas nos depósitos dos Correios, a aposentadoria de carteiros através do Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e a sobrecarga daqueles que estão em atividade.

Na tribuna do parlamento, Dalmolin reforçou as motivações da proposta e apresentou dados para defender a aprovação do texto pelo plenário. “Tendo em vista o crescimento do mercado online e acompanhando, desde mais ou menos 2016/2017, a alta quantidade de reclamações em relação ao atraso de entregas, fiz esse requerimento, até em conversa com alguns carteiros”, disse. “Os Correios são o maior operador logístico do Brasil, atendem em torno de 5570 municípios e a média de entregas é em torno de 15,2 milhões ao dia. Há uma época atrás, os Correios eram comparados aos bombeiros pela excelência no serviço. Como desde 2011 vem tendo falta de mão de obra e de novo concurso público, e tendo em vista o aumento da demanda, com certeza essa qualidade acabou caindo”, acrescentou.

Em aparte, André Vechi (DC) contrapôs a argumentação do republicano: “Contratar mais carteiros seria ficar enxugando gelo. O caso dos Correios é um monopólio no serviço postal de cartas, um péssimo serviço, com diversos casos de corrupção e ingerência. Eles têm um monopólio e conseguem ter prejuízos bilionários. Por mais que eu entenda a boa vontade do requerimento, a pauta que a gente tem que discutir é a privatização dos Correios e a abertura de mercado, para ter maior competitividade”.

Nik Angelo Imhof (MDB), também em aparte, procurou endossar o posicionamento de Vechi: “Infelizmente, vemos uma má gerência, uma má administração por parte dos Correios, então, nesse ponto, sou obrigado a comungar com a opinião de que devemos buscar a privatização”.

Dalmolin replicou que privatizar a empresa, no seu entendimento, não é uma boa saída e admissão de novos carteiros seria uma medida de curto prazo: “Poderia haver certa concorrência no mercado, mas os Correios ainda fazem um importante trabalho social para o país”, defendeu. “A gente sabe que a privatização não é algo tão fácil de acontecer”, reforçou mais adiante.

Alessandro Simas (DEM) declarou voto favorável à proposição, mas ponderou: “Faço a ressalva de que, caso ocorra, a contratação seja temporária”. Ele disse respeitar o posicionamento de Dalmolin, mas expressou concordância com o ponto de vista de Vequi. “Os Correios é mais uma das estatais que por anos deram prejuízo e só tiveram lucro há pouco tempo, em função de readequações, mas também porque continua não pagando imposto, por ter o benefício da imunidade”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Covid-19: Confira o boletim de Vacinação desta quarta-feira (16)

Brusque totaliza 50.764 doses da vacina contra a Covid-19 já ministradas aos moradores. É o que demonstram os dados do Boletim de Vacinação apresentado na manhã desta quarta-feira (16), pela Diretoria de Vigilância em Saúde da cidade. O levantamento aponta que a primeira dose do imunizante já contemplou 36.756 pessoas. E a segunda dose, foi recebida por 14.008 pessoas.  Em relação às doses das vacinas já...
Continuar lendo...

(Vídeo) Vereador relata pedidos por manutenção em ponte do Guarani antes da queda

Desde março a moradores do bairro Guarani se articulavam por uma manutenção na ponte entre o bairro e o Rio Branco. Pelo menos três intervenções foram feitas na estrutura desde lá. Ela caiu, no último dia 9. Durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, o vereador Cacá Tavares, que acompanhou e intermediou os pedidos, reforçou que a estrutura já havia passado por avaliação técnica...
Continuar lendo...

Programa estadual voltado à inovação recebe inscrições até o próximo dia 20

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen esteve na Unifebe, na tarde desta quinta-feira (8). A visita serviu para tratar sobre o programa de pré-incubação de ideias inovadoras, o Programa Nascer. A iniciativa com foco no empreendedorismo e inovação está no terceiro ciclo da segunda edição e tem inscrições...
Continuar lendo...