Sinalização reforça proibição de consumo de bebida e som alto em praças

Vídeos

Sinalização reforça

Música alta, consumo excessivo de bebida mobilizaram moradores do entorno de praças a pedir por restrições em espaços públicos. Em 2020, uma lei proibindo os itens foi aprovada e, no fim de maio, no dia 28, a sinalização que deve permitir uma fiscalização mais efetiva nos pontos foi instalada, no bairro Jardim Maluche.

Ao todo foram colocadas seis placas no entorno de duas das áreas, ambas no bairro, consideradas mais problemáticas. Os pontos, segundo o diretor da Secretaria de Trânsito, Renato Bianchi, eram os que registravam maior número de reclamações de moradores e de pessoas que visitavam os ambientes.

De acordo com ele, conforme for aparecendo a demanda novas placas podem ser confeccionadas e instaladas em outros pontos da cidade. O foco da sinalização, afirma o diretor, é orientativo.

A secretária da Associação de Moradores do Bairro Jardim Maluche, Jussanan Graczcki é moradora de uma das casas do entorno da praça. Segundo ela, soma-se aos recorrentes casos de importunação ao sossego registrados no entorno o uso de drogas, além do excesso de sujeira deixado pelos frequentadores.

De acordo com ela, até o início da mobilização pela proibição, era recorrente que os moradores precisassem recolher restos de materiais usados durante a noite ou cacos de garrafas quebradas. A medida era uma forma de evitar que as crianças que frequentam o local, onde é mantida uma pracinha e parte do ambiente é usado por estudantes de autoescola.

“É uma praça muito familiar, onde muitos pais vão com crianças pequenas e nossa preocupação também foi por isso. É muito chato um pai chegar de manhã e praça estar cheia de lixo, com latinha, garrafas, xepas de cigarros, de drogas, até aerossol de cola”, resume.

Jussanan afirma que o pedido por ume legislação ampla sobre o tema foi uma forma de evitar que o problema migrasse de um local para outros pontos da cidade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Corpo de Bombeiros registra principio de incêndio em apartamento no Santa Terezinha

Por volta das 23h48 deste sábado (5), um princípio de incêndio no primeiro andar de um edifício na rua Luís Alves, no bairro Santa Terezinha obrigou o Corpo de Bombeiros a evacuar todo o edifício. No apartamento foi constatado o fogo, dentro de uma churrasqueira, que já estava extinto. O morador utilizou um extintor de pó químico. Conforme os Bombeiros o princípio de incêndio teria começado devido a um...
Continuar lendo...

(Vídeo) Vereador relata pedidos por manutenção em ponte do Guarani antes da queda

Desde março a moradores do bairro Guarani se articulavam por uma manutenção na ponte entre o bairro e o Rio Branco. Pelo menos três intervenções foram feitas na estrutura desde lá. Ela caiu, no último dia 9. Durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, o vereador Cacá Tavares, que acompanhou e intermediou os pedidos, reforçou que a estrutura já havia passado por avaliação técnica...
Continuar lendo...

Reitora da UNIFEBE lança vídeo sobre o arquiteto alemão Gottfried Böhm

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, produziu um vídeo sobre o arquiteto alemão Gottfried Böhm, responsável pelo projeto da igreja Matriz São Luiz Gonzaga, de Brusque. No vídeo, Rosemari compartilha informações sobre a vida do arquiteto reconhecido mundialmente, que faleceu aos 101 anos, dia 9 de junho de 2021, na Alemanha. Além de retratar a carreira do arquiteto, o material apresenta em várias imagens, o...
Continuar lendo...