Médico fala sobre causas mais comuns de dores nas costas

Os problemas na coluna e as populares dores nas costas foram tema da entrevista do dia no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta terça-feira (1). O médico Francisco Marcondes Penha falou a respeito do assunto.

Segundo o médico, as queixas de dores de coluna são divididas em alguns tipos: lombar, nas costas ou dorsalgias no pescoço, ciáticas ou que irradiam do pescoço ao braço. “95% das dores nas costas são de origem muscular. Elas estão envolvidas no ritmo de vida que temos hoje em dia, que é trabalhar mais, se exercitar menos e ganhar mais peso”, pontuou ele.

A idade também é um fator causador de mutas dessas dores. O desgaste sofrido pelo corpo é inevitável. Estilos de vida de pessoas que executam atividades profissionais com uso do corpo, como a agricultura, registram muitos casos desta natureza.

Mas não são apenas as pessoas com mais ano de vivência que têm apresentado problemas com dores nas costas. Segundo Francisco, é cada vez maior o número de jovens com este tipo de problema.

“Hoje em dia temos um aumento muito importante de crianças e adolescentes com dores nas costas, que é algo que não víamos dez anos atrás. É a falta de exercícios: celular, época de pandemia ficar em casa. O principal fator der risco para dores nas costas é o sedentarismo e não o peso”, frisa ele.

Além da atividade física regular, cuidados com alimentação e qualidade de sono são algumas das saídas para evitar as dores nas costas.

A entrevista completa você confere no canal da Rádio Cidade no Youtube.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba registra quatro novos casos de covid-19

O boletim epidemiológico de Guabiruba, emitido neste sábado (12), contabilizou quatro novos casos diagnosticados da doença no município nas ultimas 24h. Sendo duas mulheres e dois homens. Ao total, Guabiruba registra 3642 casos de Covid-19, destes, 3541 estão recuperados e 59 estão ainda ativos. O Centro de Triagem não detectou novos suspeitos, pois agora os resultados dos testes saem na hora. Guabiruba possui três cidadãos...
Continuar lendo...

Confira como será o atendimento dos serviços municipais no feriado de Corpus Christi

Devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (3) e Ponto Facultativo na sexta-feira (4), a Prefeitura de Brusque informa como será o atendimento à população. A sede administrativa estará fechada, assim como as fundações e autarquias. O atendimento e os serviços retornam normalmente na segunda-feira (7).  O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios atenderá de quinta-feira a domingo, das 8h...
Continuar lendo...

Versões divergentes levam todos para a delegacia

Por volta das 19h30 de ontem, quinta-feira (3), a Polícia Militar de Brusque recebeu ligação referente a um caso de violência doméstica no bairro Limeira. A suposta vítima, uma mulher, alegava ter sido agredida com socos pelo companheiro. No local, os policiais colheram o relato dela, a qual reclamou de ser agredida por seu marido com golpes no abdômen. A situação teria sido presenciada por sua filha, de outro...
Continuar lendo...