Médico fala sobre causas mais comuns de dores nas costas

Os problemas na coluna e as populares dores nas costas foram tema da entrevista do dia no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta terça-feira (1). O médico Francisco Marcondes Penha falou a respeito do assunto.

Segundo o médico, as queixas de dores de coluna são divididas em alguns tipos: lombar, nas costas ou dorsalgias no pescoço, ciáticas ou que irradiam do pescoço ao braço. “95% das dores nas costas são de origem muscular. Elas estão envolvidas no ritmo de vida que temos hoje em dia, que é trabalhar mais, se exercitar menos e ganhar mais peso”, pontuou ele.

A idade também é um fator causador de mutas dessas dores. O desgaste sofrido pelo corpo é inevitável. Estilos de vida de pessoas que executam atividades profissionais com uso do corpo, como a agricultura, registram muitos casos desta natureza.

Mas não são apenas as pessoas com mais ano de vivência que têm apresentado problemas com dores nas costas. Segundo Francisco, é cada vez maior o número de jovens com este tipo de problema.

“Hoje em dia temos um aumento muito importante de crianças e adolescentes com dores nas costas, que é algo que não víamos dez anos atrás. É a falta de exercícios: celular, época de pandemia ficar em casa. O principal fator der risco para dores nas costas é o sedentarismo e não o peso”, frisa ele.

Além da atividade física regular, cuidados com alimentação e qualidade de sono são algumas das saídas para evitar as dores nas costas.

A entrevista completa você confere no canal da Rádio Cidade no Youtube.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões