Nova etapa da reconstrução da cabeceira será executada semana que vem

Na busca de atualizar a situação da cabeceira da Ponte João Libério Benvenutti, conhecida ponte da Bilu, a Rádio Cidade conversou com o engenheiro responsável pela obra, Christian Fuchs. A queda da cabeceira aconteceu na noite do dia 21 de abril.

Cristian trouxe alguns detalhes sobre prazos e projetos para a reconstrução. Confira a entrevista.

O que já foi feito após a queda da cabeceira?

Cristian - Já fizemos toda a remoção da estrutura da ponte, com remoção das lajes, das vigas, dos pilares e da fundação existente. Foi um trabalho minucioso para não trazer mais problemas para a estrutura que restou da ponte.

O que vai ser possível reutilizar da antiga estrutura?

Cristian - Nós vamos reutilizar as seis vigas, que terão que ser feitos pequenos reparos. Devemos começar isso na segunda-feira e as pré-lajes, de 18 conseguimos aproveitar 16.

A motivação da queda ainda é desconhecida?

Cristian - Estamos finalizando o laudo. O consórcio contratou um especialista em pontes para nos ajudar e fazer o laudo. A Prefeitura também está realizando um trabalho. Acredito que nos próximos dias teremos isso finalizado e entregue a comunidade”.

Como deve ser a nova estrutura?

Cristian - Montamos um projeto, o qual serão usadas estacas escavadas, hélice continua, e será feito uma cortina de concreto armado para o apoio das vigas. Será diferente do outro lado, lá ela está apoiada sobre pilares e tem uma cortina atirantada. Desse lado não vão existir pilares. Também teremos uma cortina com espessura de 55cm”.

O que já foi feito para a reconstrução?

Cristian - Na quinta-feira, fizemos a escavação de sete estacas. Na sexta, mais sete e a partir da semana que vem mais oito. Elas terão oito metros de profundidade e 60 cm de diâmetro. Tivemos que trocar a máquina por uma pouquinho menor para executar esse trabalho, porque temos a rede de alta tensão. O aço para a montagem das armaduras já estão comprados com previsão de chegar no canteiro de obra o mais tardar na sexta-feira, dia 04 de junho para começarmos montar os blocos.

Tem algum prazo para finalização da obra?

Cristian - Apresentamos um cronograma para Prefeitura de 90 dias, tendo um pior cenário talvez, pois nós vamos trabalhar para que seja liberado o mais rápido possível, mas entre 60 e 90 dias deve estar pronta. Temos interesse em acabar o quanto antes isso.

As demais pontes da cidade preocupam?

Cristian - Eu caracterizo que uma obra como uma ponte, viaduto. Ela deva passar por inspeções, como é nosso corpo humano, mas isso cabe ao poder público tomar esses cuidados para que seja sempre verificado.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque registra 18 casos de Covid-19 neste domingo

O boletim epidemiológico deste domingo (3) registrou 18 novos casos de Covid-19, em Brusque. Desde o início da pandemia, o total de casos da doença na cidade é de 29349, sendo 28873, 157 casos ativos, além de 319 óbitos. O total de casos em investigação é de 26 e duas pessoas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras oito estão na enfermaria. Dos 98.741 contemplados com a primeira dose, 60.004...
Continuar lendo...

Brusque contrata volante Fillipe Soutto

Na tarde desta sexta-feira (28), o Brusque chegou a um acordo para anunciar a contratação do volante Fillipe Soutto, de 30 anos. O volante foi revelado pelo Atlético - MG, tendo passagens pelo Vasco, Ituano, Red Bull Bragantino entre outros. Fillipe já conquistou títulos como a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B.  Para o vice-presidente Carlos Beuting, a chegada do volante, agrega ainda mais o elenco do Brusque. “Fillipe é...
Continuar lendo...

Brusque registra 18 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Chegam a 27.905 os casos confirmados de Covid-19 em Brusque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Esta é a informação do boletim epidemiológico divulgado na tarde deste domingo (08), pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Nas últimas 24 horas, foram notificadas 18 novas ocorrências da doença no município. Do total de infectados, 26.928 pacientes estão recuperados. Há 672 casos ativos e 07...
Continuar lendo...