Implantação do geoprocessamento está em fase final

A implementação do sistema de geoprocessamento está em fase de execução na cidade de Brusque. A expectativa da Prefeitura é de que seja finalizado até dezembro deste ano. O assunto foi pauta do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta sexta-feira (21).

De acordo com o diretor geral da Secretaria da Fazenda da Prefeitura, Guilherme Ouriques, trata-se de um amplo levantamento de dados, com registros de imagens e outros elementos, que mapeiam a cidade para atualização de serviços e implementação de ações no âmbito do serviço público. Algo que havia sido iniciado em 2013, mas que acabou se perdendo com as constantes trocas de governo na cidade a partir de 2015.

“Damos um avanço nas questões técnicas da gestão espacial do município. Paramos ter vários mapas que, muitas vezes, não conversam um com o outro, para termos uma versão única, digital, com dados que podemos trabalhar em tempo real. Sem a necessidade de, muitas vezes, deslocar equipes a campo para verificar algumas situações”, pontua ele.

O sistema vai permitir que se tenha uma visão digitalizada da cidade, algo que antes existia apenas através de mapas impressos. O cadastro mobiliário, por exemplo, é um deles que será amplamente atingido.

A coordenadora do processo de implementação do geoprocessamento, Camila da Silva, explica que várias ações já foram executadas e outras estão em etapa de finalização. Entre estas há voos tripulados para coletar as informações através de imagens e coordenadas corretas, mapas de cartografia digitalizados, análise desses dados, desenho das informações.

“A partir da entrega desses serviços, começamos a fazer uma modelagem delas. Isso pode ser aplicada em vários segmentos da administração pública. Tanto no planejamento urbano, quanto na diretoria de tributação, planejamento de trânsito e mobilidade, etc”, frisa ela.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Condutores saem ilesos de acidente entre carro e moto, no Dom Joaquim

Uma colisão entre um Fiat Strada e uma Honda CG 125 foi atendida por unidades do Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira (23). O acidente ocorreu por volta das 15h25, na avenida Dom Joaquim, no bairo bairro Dom Joaquim. No local foi feita a avaliação da condição da condutora da moto, uma mulher de 32 anos de idade. Com sinais vitais normais e estáveis ela acabou assinando o Termo de Recusa de Atendimento. O Fiat Strada era conduzido por um homem...
Continuar lendo...

Servidores da Saúde de Brusque e paciente expõem cartaz contra Bolsonaro?

Circula pelos grupos de WhatsApp e a Rádio Cidade recebeu na manhã desta quarta-feira (10) uma imagem de uma pessoa que tomou vacina contra o Covid-19 em Brusque e, após o procedimento, ele tira uma foto junto aos servidores com um cartaz. O papel mostra protesto usando o termo genocida, usualmente mencionado contra o governo Bolsonaro por seus adversários. Não se tem ainda informações de qual ponto de vacinação a foto foi...
Continuar lendo...

Guabiruba registra três novos casos de Covid-19

A Prefeitura de Guabiruba informou na tarde deste sabado (10), o Boletim Epidemiológico. Foram três novos casos de COVID-19, sendo uma mulheres e dois homens. Ao total, Guabiruba registra 3872 casos de Covid-19, destes, 3754 estão recuperados e 72 estão ainda ativos.  O Centro de Triagem não detectou novos suspeitos, pois agora os resultados dos testes saem na hora. No total Guabiruba possui dois cidadãos internados em Brusque: um na enfermaria e...
Continuar lendo...