"80% dos motociclistas usam capacete com o cinto jugular destacado ou frouxo"

A falta de conscientização ainda é o motivo de muitos acidentes envolvendo motocicletas nas ruas de Brusque. Palavras do instrutor de pilotagem e bombeiro civil Maicon Bertolini. Ele falou a respeito do assunto na manhã desta segunda-feira (10) no programa Rádio Revista Cidade, das Rádio Cidade.

Segundo ele, o problema não está na motocicleta, mas em quem a conduz. “A moto é simplesmente um veículo. Quem vai fazer essa moto andar rápido, devagar, com uma técnica ou não é o condutor”, pontuou.

Para Maicon, é preciso mudar as estratégias no trânsito. Uma delas é os condutores de motos passarem por um treinamento, principalmente aqueles que estão iniciando em atividades que requerem o uso do veículo. Ter essa conscientização é um passo mais do que importante.

Ele defende a situação dos motoboys, que trabalham com entrega no dia a dia. Para Maicon, tem se criticado muito estes profissionais, mas é preciso de verificar que há a cobrança de empresas e estabelecimentos pela rapidez nas entregas, além do cliente, que aguarda os pedidos, como alimentos, e exige agilidade.

O não uso correto de equipamentos de proteção é outro problema. Segundo Bertolini, grande parte dos motociclistas pelo país não usa adequadamente o capacete.

“80% dos motociclistas usam o capacete com o cinto jugular desatacado ou frouxo, que ele consegue colocar e tirar rapidamente. Na maioria dos acidentes que atendemos, quando chegamos ao local, a pessoa está no chão e sem o capacete”, destaca.

Maicon é gerente da Mega Motos e ministra palestras sobre prevenção a acidentes de trânsito usando motos há vários anos. Ações que se intensificam neste mês, por conta do Maio Amarelo, período dedicado à prevenção sobre acidentes de trânsito.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Padre morre em acidente com veículo de trilha

O Corpo de Bombeiros voluntários de Indaial foi acionado na manhã deste sábado (15) para atender a uma ocorrência de saída de pista e capotamento no morro do Barão, bairro Warnow, em Indaial. Chegando ao local foi constatada a morte de um homem de 46 anos, que dirigia uma “gaiola”.  A vítima foi identificada como Alexandre Paulo de Matos, de 46 anos. Ele era padre no município de Benedito Novo e no momento do acidente...
Continuar lendo...

Briga, agressões e reforço policial para dar fim ao desentendimento

Na manhã de ontem, terça-feira (1), por volta das 10h51min, uma guarnição da Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de briga entre familiares no bairro Guarani, em Brusque. A situação terminou com dois homens presos. De acordo com a PM, chegando próximo do local, a guarnição foi abordada pela solicitante. A mulher informou que estava juntamente com sua irmã e seus dois sobrinhos, e que haviam estado na...
Continuar lendo...

Polícia Federal confirma realização de concurso neste domingo

A Polícia Federal (PF) confirmou que realizará, neste domingo (23), a primeira fase do concurso público para preencher imediatamante 1.500 vagas. A informação foi divulgada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por dez votos a um, pela manutenção da data já anunciada. Cerca de 320 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cargos de delegado, agente, escrivão e...
Continuar lendo...